A liberdade ao sul do mundo

suliPor Joacir Dal Sotto *

Três estados ao sul do mundo, Três estados que querem independência. Aqui brilha uma cultura, nem boa ou ruim para quem está ausente, apenas uma cultura diferente. Do chimarrão ao trato com o gado, dos rodeios ao jeito gaúcho de dançar. Alguns são poetas e outros simples peregrinos dos campos, das serras, dos salões de bailes.

Existem diversos centros de tradições gaúchas, sendo que o número ou a qualidade de nossos movimentos culturais, são ignorados pela grande mídia que é detentora de uma concessão. É evidente que não temos igualdade nas decisões políticas, e a representatividade fornecida pelo sistema federativo brasileiro que coloca todos os sulistas na masmorra. Entre tantos projetos que tentam envolver o Brasil, é o sacrifício da região sul que chegou ao ponto de conduzir todos para uma decisão, que é a definitiva emancipação política e administrativa.

Para alguns somos repetitivos no texto, para os sábios somos favoráveis aos projetos econômicos que diminuam significativamente a pobreza, que retirem o peso destruidor do estado. Queremos um estado mínimo, um estado que não seja caridoso, um estado que faça apenas uma troca com seus cidadãos. A força que movimenta o nosso projeto separatista é a força que irá beneficiar cada habitante dessa tão rica região do até hoje Brasil. O que fica além das fronteiras do Paraná é um Brasil que terá suas próprias diretrizes.

As tradições serão preservadas, da mesma maneira que teremos uma juventude livre, desde que a liberdade do jovem não comprometa o coletivo. Meus compatriotas, chegaremos ao dia da liberdade com cultura, do prazer com a grandeza de uma vida longa e boa para milhares de gerações. A proposta de independência está espalhada por nossos centros culturais, pelas propriedades privadas que serão preservadas e hoje possuem um lastro com uma linda bandeira azul com três estrelas, uma bandeira que representa o movimento democrático “O SUL É O MEU PAÍS”.

* Escritor Joacir Dal Sotto, autor do livro “Curvas da Verdade” e secretário na comissão de Lages (SC) do movimento “O sul é o meu país”.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

4 Comments

Comments are closed.

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.