O XXVIIIº Congresso Nacional do Movimento O Sul é o Meu País, realizado no dia 12/11/2022, contou com a presença da Chama Sulista (Chama Votiva pela Autodeterminação dos Povos), que foi apresentada pelo Diretor Cultural, Jonas Falcão e o presidente da Comissão Municipal de Sapucaia do Sul/RS, Jaime Pochmann, representantes do município sede do Congresso. Durante a apresentação da Chama foi retirada uma centelha que foi repassada ao compatriota Moisés dos Reis que representou o estado de Santa Catarina, ficando responsável por repassar a centelha também ao estado do Paraná.
A Chama Sulista foi criada no dia 11/09/2017 (data que faz alusão a Proclamação da República Riograndense em 11/09/1836), no Piquete dos Guris, localizado no Parque de Eventos Jayme Caetano Braum no município de Sapucaia do Sul/RS. A solenidade foi promovida pela Comissão de Cultura da 23° Microrregião do RS formada por Jaime Pochmann, Viviane Jacobini e Jonas Falcão, juntamente com a Comissão daquele município, além de Líderes da Regional e representantes de vários municípios. A Chama foi, simbolicamente, extinta após o resultado da 2° Consulta Popular Plebisul 2017, que ocorreu no dia 07/10/2017.
O objetivo inicial é que com o tempo, centelhas desta Chama se espalhem pelos municípios da 23° Regional do RS e gradativamente aos demais municípios dos três estados do Sul.