Libertação brasileira

Libertação brasileira

 

Por Joacir Dal Sotto *

 

Muitos estão cansados de ler o mesmo texto, o mesmo autor, o mesmo sistema político e federalista. Na realidade muitos estão cansados da leitura, do debate, dos bons representantes, das grandes mudanças. Vivemos em um sistema apodrecido, vemos uma troca de políticos e uma velha política persiste. Mudanças imediatas não acontecem no Brasil, o tempo da primeira mudança foi um massacre dos índios e sequentes abusos autoritários do alto da pirâmide.

Uma proposta de desmembrando dos diversos estados de Brasília é vista como uma ameaça, ao que os caciques da política e judiciário chamam de soberania nacional. Clausula pétrea é certamente o meio legal de aprisionar os brasileiros que acreditam entender de política. Em cada estado da federação existe um abuso por parte de Brasília e predomínio dos poucos que determinam o caminho de todos. Somos inúmeros povos, não temos razões para seguirmos amarrados ao poder central.

O levante está na hora de ser revolucionário, não podemos aceitar um povo que não gosta de leitura pela falta de investimentos em educação e cultura. Não podemos aceitar uma velha política que faz com que um presidente tenha feito carreira na política. É inadmissível aceitarmos uma Brasília que primeiro recebe o dinheiro suado do povo e depois pensa no melhor para o destino do próprio povo que produziu sua riqueza. Podem passar mil anos, mas se não levantarmos contra Brasília e seus larápios, estaremos reféns da pobreza, do crime, da doença, da morte precoce de nosso povo.

Chega de tristeza, chega de abusos, chega de políticos impunes e falta de revolução. Se na lei enganam o povo, que sejamos contra toda lei dos homens. Não podemos acompanhar crianças com fome, adultos sem trabalho e servidores públicos comandando o nosso dinheiro sem darem satisfação. Cada estado merece independência em relação ao câncer chamado Brasília e cada cidadão merece independência em relação ao Estado.

 

* Autor do livro Curvas da verdade, professor de filosofia, mestrando em práticas transculturais e membro da direção nacional do movimento O Sul é o Meu País.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.