Nota Oficial sobre atentados na Catalunha

O Movimento O Sul é o Meu País através da sua direção nacional e o Gesul (Grupo de Estudos Sul Livre) através da sua Secretaria Geral, em nome de todos os homens e mulheres livres da Nação Sul Brasileira, vem por meio desta Nota Oficial prestar solidariedade aos irmãos da Nação Catalã, pelos atentados ocorridos no dia de ontem, 17 de agosto, em Barcelona e em Cambrils (Tarragona). Nossos mais profundos pêsames às famílias dos até agora 13 mortos e o desejo de pronto restabelecimento aos mais de 100 feridos.

Saibam todos os Catalães que temos a Catalunha como nossa Nação Irmã na luta pelo reconhecimento do direito de autodeterminação de nossos Povos e por isso, este sentimento de solidariedade é tão forte. Estes atentados não apenas ferem a democracia que tanto almejamos, mas mostram-nos que além dos inimigos internos (os poderes centrais de Madri e de Brasília), temos que lutar contra os inimigos externos da liberdade e da democracia. Por isso, é nosso dever de cidadãos nos unir aos demais países e nações do mundo para lutarmos juntos contra esta barbárie do terrorismo, seja político, religioso, étnico ou mesmo cultural.

Passo Fundo, Rio Grande do Sul, União Sul Brasileira, 18 de agosto de 2017.

Odilon Xavier de Freitas

Presidente da Comissão nacional Movimento O Sul é o Meu País