O MAIOR CENTRALIZADOR DA HISTÓRIA DO BRASIL – O HOMEM QUE QUERIA DESTRUIR OS ESTADOS

Bruno Souza*

Você com certeza conhece o homem mais centralizador da história do Brasil. Seu nome está em praças, ruas e monumentos públicos espalhados por todo o território. Mas talvez você não saiba da sua cruzada para concentrar poder no Governo Federal e reduzir a autonomia dos estados.

Ele foi responsável por uma nova Constituição (apelidada de “polaca”), que dava ao Governo Federal o monopólio da legislação sobre direito civil, penal, comercial, eleitoral, processual, aéreo e do trabalho – tudo resolvido na capital, nada no resto do país onde as pessoas estão. A União também poderia até redesenhar as fronteiras dos estados: se o Grande Centralizador não gostasse do formato de Santa Catarina, poderia desenhar um estado novo; se amasse sua terra natal, podia deixá-la na forma de um coração.

A cruzada contra a autonomia dos estados foi tão intensa que teve até uma cerimônia de queima das bandeiras: as bandeiras representando os estados foram cremadas em praça pública, simbolizando a soberania absoluta da União sobre os estados. As Assembleias Estaduais foram dissolvidas, e o que sobrou dos estados foi governado por interventores federais.

E não ficou apenas no nível da política: o Grande Centralizador fez uma guerra cultural contra as diferenças locais. Uma política de nacionalização promovendo a identidade brasileira com símbolos culturais nacionais, cartilhas e produções culturais exaltando a grande pátria. Imigrantes colonizadores eram agredidos, e proibidos de falar seu idioma natal. Isso tudo acompanhado, é claro, de repressão das manifestações regionais e étnicas, que “atrapalhavam” o Brasil homogêneo.

O nome desse do Grande Centralizador você já deve ter adivinhado. Se você gosta de mais poder na capital, seja na Presidência, no Congresso ou no STF, deixaria Getulio Vargas orgulhoso.

 

*O autor é deputado estadual em Santa Catarina.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.