Por Jean Carlos Zimermann*
Com ampla divulgação da mídia sobre o tema separatista, surgem nas redes sociais diversas dúvidas dos que são contrários a separação. Da mesma forma que encontramos muitas acusações. Neste artigo gostaria de destacar algumas delas. Para isso vou dividi-lo em duas partes: Acusações e Fatos.
1 – Discutir a separação do Brasil é crime
Sobre este item, estamos amplamente amparados pelo Art. 5o da constituição federal, que nos garante direito a liberdade de pensamento e a organização para expressar e divulgar o pensamento, desde que feito de forma pacifica sem causar dolo as pessoas, ao patrimônio público ou privado e a soberania do país.
2 – A separação dos estados é inconstitucional
Analisando a nossa constituição nos deparamos com os seguintes artigos:
“Art. 1o. – A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”
“Art 4º – A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: … III – autodeterminação dos povos…”
Analisando o direito internacional, destacamos a resolução 1514 da ONU que diz o seguinte:
“Todos os povos têm o direito à livre determinação; em virtude deste direito, determinam livremente o seu estatuto político e orientam livremente o seu desenvolvimento econômico, social e cultural”.
Segundo a ONU, o direito a autodeterminação garante aos povos o direito para determinar livremente seu estatuto e orientar livremente o seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Um contra-ponto na nossa legislação seria o Art 1o. Esta lei é considerada uma cláusula pétrea (que alguns dizem ser imutável, o que não é verdade) e inviabilizaria a criação do novo país. Porém, segundo o Dr. Mário Luiz Delgado, as cláusulas pétreas não podem se sobrepor à coletividade. Elas não podem durar mais do que convencimento unânime da nação.
3 – Precisamos consertar o país em vez de dividir
Da maneira como está constituída a divisão seria impossível que os sulistas conseguissem fazer qualquer mudança constitucional significativa para uma melhoria em nossos três estados. O congresso hoje está dividido de forma que o voto de um deputado do Sul vale menos do que um deputado da região nordeste. Alguns fatos comprovam isso:
- O voto de um eleitor de Santa Catarina vale até 9 vezes menos do que o voto de um eleitor do estado do Acre;
- O voto de um eleitor do Rio Grande do Sul vale até 34 vezes menos do que o voto de um eleitor do estado de Roraima;
- O voto de um eleitor do Paraná vale até 23 vezes menos do que o voto de um eleitor do Amapá.
Isto ocorre devido uma lei na nossa legislação que garante o mínimo oito (8) deputados em cada estado, independente do número de eleitores. Isso faz com que tenhamos, por exemplo, um deputado representando 6.733 eleitores em Roraima enquanto outro deputado em Santa Catarina representando 162.462 eleitores.
4 – Somos uma região pobre não teríamos como ser um país desenvolvido
Aqui podemos destacar alguns fatos que desmentem esta teoria, são eles:
- O Sul é o maior produtor de energia elétrica do Brasil pois Itaipu está dentro do território sulista e de acordo com o direito internacional tudo que está dentro do território do país faz parte do seu patrimônio;
- O Sul conta com 10 portos, que estão entre os mais eficientes do Brasil;
- A região Sul do Brasil é a maior produtora de carvão mineral do Brasil;
- A região Sul do Brasil é a maior produtora de carne suína do Brasil;
- A região Sul do Brasil é a maior produtora de carne de frango do Brasil;
- Santa Catarina se destaca como sendo o estado com maior produção de ostras e mexilhões do Brasil;
- A região Sul é o segunda maior produtora de grãos;
- A região Sul do Brasil é a maior produtora de água mineral;
- O agronegócio representa 50% do PIB da região Sul;
- A região Sul detém o segundo maior PIB do Brasil – R$ 710,86 milhões;
- Detém um território com 576.410 km2 sendo maior que o maior país Europeu, a França;
Estes são apenas alguns fatores que nos levam a crer que o Sul do Brasil seria um país próspero, com muito a oferecer ao seu povo e ao mundo.
5 – O Sul não tem petróleo
Muitas pessoas acham que a independência do Sul é o mesmo que dizer que vamos nos isolar do mundo. Não é verdade, haverá uma inter-dependência entres os países, da mesma maneira como ocorre em todos os países do mundo. Poderíamos exportar nossos produtos, e importar produtos que não produzimos por aqui. Lembramos que este mesmo fato ocorre com o Brasil de hoje, que importa vários itens como: trigo, milho, equipamentos eletrônicos, máquinas, automóveis e muito do nosso petróleo.
6 – O Sul também tem políticos corruptos, seremos um pequeno Brasil
Essa é uma verdade parcial. Temos políticos envolvidos em escândalos de corrupção sim, porém não significa que temos que ter impunidade por aqui. Uma das bandeiras que o nosso movimento defende é a participação popular nas decisões do novo país.
Um povo unido em busca de um ideal, que consegue até criar um novo país, pode perfeitamente se unir para acabar com a impunidade. O país que queremos vai muito além daquilo que temos. Queremos um país que hoje o Brasil não pode nos oferecer. Coloquei em destaque alguns itens:
- Um País com um povo que valorize a honradez;
- Um País que possamos ter orgulho de pertencer a ele;
- Um País com um sistema tributário onde 80% do que for arrecadado fique no próprio local de arrecadação;
- Um País com autonomia verdadeira aos municípios;
- Uma confederação Municipalista no melhor exemplo Suíço;
- Um País com liberdade partidária ampla;
- Um País onde o sistema político seja parlamentarista;
- Um País onde a representação parlamentar seja de fato verdadeira;
- Um País onde os jovens serão incentivados ao estudo e a inventividade;
- Um País onde o Professor vai voltar a ser “Mestre”;
- Um País onde as aposentadorias sejam justas e dignas, sem diferenças e privilégios;
- Um País onde o trabalho seja valorizado e incentivado;
- Um País onde o empresário e o empreendedor seja herói e não bandido;
- Um País onde as leis serão feitas de acordo com os usos, costumes e tradições de cada localidade;
- Um País onde a Corrupção, seja pública ou privada, receberá a mais severa punição;
- UM PAÍS ONDE NOSSO POVO POSSA VIVER E SER FELIZ!!!
7 – Os aposentados ficarão desamparados
Os cidadãos brasileiros contribuem enquanto funcionários, para um fundo de previdência pública chamado INSS. Durante anos são feitos depósitos nesse fundo, que garantirá uma aposentadoria no futuro. Este é um direito adquirido, e não pode ser retirado. Hoje, há milhares de brasileiros que residem fora do país e que continuam recebendo os seus rendimentos do INSS sem nenhum problema.
8 – Xenofobia
Dentro da rede encontramos muitas pessoas acusando o Movimento Sul é o Meu País de xenofobia. Esta é mais uma acusação do que um motivo para não separar, mas acreditamos que vale um destaque neste artigo. Para este tema, destacamos nossa carta de princípios amplamente divulgada no site http://www.sullivre.org, em especial, o compromisso contra discriminação, que diz exatamente o seguinte: “pautando-se contra qualquer forma de discriminação, seja ideológica, religiosa, sexual, racial, cultural ou social;”
As pessoas que quiserem participar do Movimento o Sul é o Meu País devem ler e concordar com a nossa carta de princípios. O movimento O Sul é o Meu País é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo viabilizar a emancipação política e administrativa dos três estados do sul do Brasil em uma nação soberana, de forma pacífica e democrática. Um movimento que existe há 24 anos e que é amplamente discutido, nada mais é do que um projeto de felicidade, que será construído por todos nós.
*O autor é presidente da Comissão Municipal do Movimento O Sul é o Meu país de Blumenau.
64 Comments
ESTE É O PAÍS DO FUTURO NA UNIÃO DOS TRÊS ESTADOS …..O SUL É MEU PAÍS.
Acho que é preciso estudar mais direito constitucional. Quanta barbaridade.
Pode arrumar as malas e mudar-se para o Ceará!
Você precisa. Olhe e que foi feito no impitima da dilma.simplesmente ignoraram a constituição
Não teve nada a menos do que o merecido!
Anita Brignoni
Temos que lutar e fazer o que for melhor para nosso povo, e o melhor é tornar o Sul independente sem dúvida nenhuma.
Separando ou não separando, travar os salários e benefícios dos políticos a um teto de 3salários mínimos pra vereador, 5 pra prefeito e deputado etc.. se quer aumentar o salário tem que aumentar o mínimo…
Sr. Eduardo, por que os políticos não aumentam o salário mínimo para 10 mil… para que todo mundo fique mais rico?
Salário mínimo é enganação, é para político prometer e ganhar voto. Se caso aumentarem, por exemplo para 10 mil, o empresário ou investidor não irá tirar do próprio bolso, ele irá aumentar o valor do produto dez mil a mais ou demitir funcionários que não produzem a riqueza necessária para ter o dinheiro suficiente para pagar cada funcionário.
Ou seja, aumenta os salários na canetada, todo mundo vai feliz da vida fazer compras e se deparam com os preços dos produtos gigantes também. Levam para casa a mesma quantidade de alimentos que levavam antes.
A única forma de ter bons salários é a criação de riqueza de uma organização/empresa for grande o suficiente para pagar valores bons aos funcionários. Claro, não por imposição do estado ou sindicato (outra organização que entra no mesmo esquema de enganação), mas sim do funcionário com o patrão. É claro, isso exige um trabalho de conscientização do trabalhador tem o poder de exigir o salário que acha justo, caso aquela empresa não oferecer as condições que aquele trabalhador quer, que ele vá procurar outra organização ou funde a sua própria.
É tanto que na Dinamarca não existe salário mínimo, e os trabalhadores de lá recebem muito bem, pois ela teve um processo de criação de riqueza e maturação. Assim também em Cingapura, de uma grande favela numa ilha para uma próspera sociedade.
Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=yU0bKOTbnbI
Esse vídeo é ótimo para tirar dúvidas.
MT esclarecedor isto nos precisamos imprimir en panfletos e ir de casa en casa só asim o povo que não tem Internet vai ler e entender vamos ter o apóio de mais de 70 por cento pode ter certeza
Queridos amigos,
Somente a separação dos estados tornará a vida do cidadão comum mais digna e sujeita a menos arbitrariedades impostas pela união. Sou de São Paulo e apoio todos os movimentos separatistas. O que nunca podemos admitir é achar que qualquer indivíduo eleito possa definir regras para outras pessoas. Quanto maior o estado, menor a liberdade das pessoas. Quem escolhe o que é melhor pra vc é vc. Ninguém mais. Construam um lugar novo com o máximo de liberdade econômica. Se vão construir um estado que seja minarquista, onde todos os sitemas devem ser privatizados e consequentemente mais eficientes: inclusive polícia e judiciário, energia, água, educação. Caso contrário serão acusados de simplesmente desviar o poder. Se não tiverem um discurso libertário, não vai dar certo. Mas eu torço para que vcs tenham sucesso em breve!
Muito bem colocado, concordo plenamente.
tem que haver a separação, pois somos uma potencia, temos condições de nos sustentar tranquilamente.
Eu só apoio!
É preciso intensificar as ações do movimento para ter um mínimo de chance de prosperar.
Da mesma forma que é necessário mudar certos conceitos de propagação do movimento no dia a dia, boca a boca, via redes sociais e palestras presenciais
Há muitos despreparados e outro tanto de demagogos, egoístas e arrogantes que precisam ser reavaliados…
O Movimento precisa ter inicio, inicio, meio e fim bem definidos para convencer os sulistas que em geral são pacifistas e muito conservadores.
Abraços…
Parabens..! Excelente artigo.
Um detalhe com relação ao petróleo, segundo as regras internacionais que regem as fronteiras marítimas pertencentes a uma nação, os campos de petróleo da bacia de Santos -SP, avançam para dentro do território do estado do Paraná, sendo que a própria Petrobrás já tem plataformas em operação dentro desta área, gerando Royaltys aos estados. Existem inclusive, ações na justiça a mais de 20 anos em tramitação, que questionam as fronteiras marítimas estaduais, onde Santa Catarina pleiteia uma área do Paraná e esta de São Paulo, dentre outras, pois o Brasil internamente trata as fronteiras estaduais de forma diferente das leis internacionais.
Com relação ao pré-sal, esta camada avança para o Sul sim, chegando a costa do RS inclusive, ocorre que por questões estratégicas, a Petrobrás está dando prioridade aos pontos da costa mais próximos aos portos de recebimento de petróleo onde já possui infraestrutura para transporte as refinarias (já existentes em SP e RJ), que também são os estados com maior consumo dos derivados, desta forma impactando positivamente no custo final dos derivados. Já que custo de extração do óleo do pré-sal é até 10x mais caro que o óleo atualmente adquirido internacionalmente.
Em resumo, teremos acesso a petróleo de boa qualidade sim, em números não seremos auto-suficientes, mas uma parcela de óleo será territorial.
É isso aí!!! A capital será Pelotas, o Presidente Genro Tarso e vice Requião. Vamos ser o melhor pais do mundo.
Digo SIM ao sul ser nosso país.Não podemos mais fazer parte de uma povo que não tem as mínimas condiçoes. Cultura completamente diferente da nossa. Seria muito orgulho em ter nosso país diferente do resto.
Ótimo trabalho. Espero que tão logo, consigamos separar desse país corrupto e injusto chamado Brasil!?
pois qm nao gostar da separaçao
q c mude daqui
Separação já,somos um povo trabalhador,e seremos um país ,onde todos terão orgulho de viver..
sou separatista mas na minha opinião, pacificamente será muito difícil de acontecer.
Texto muito mal escrito que explicita a completa falta de noção e de conhecimentos jurídicos do autor. Vamos lá, desvendar as mentiras escritas aí:
1- ” desde que feito de forma pacifica sem causar dolo as pessoas, ao patrimônio público ou privado e a soberania do país.” O autor desconhece o significado da palavra “dolo”. Dolo é uma modalidade de crime, caracterizada primariamente pela vontade do autor em cometer a conduta tipificada, e não algo que se “causa” à outras pessoas.
2- O autor analisa o inciso III do art.4 da Constituição de forma desastrosa e incorreta, esquecendo-se do caput do artigo: “A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios” e levando o leitor ao erro. Nota-se que os incisos tratam das relações internacionais do Brasil, ou seja, elencam os princípios que o nosso país leva em conta quando das relações perante à comunidade internacional. Uma breve lida no rol do art.4º mostra que são princípios que convergem para uma posição neutra do Brasil, ou, em outras palavras: o Brasil respeita a soberania de cada nação e não dá pitaco na casa dos outros. Isso é bem diferente do que o autor tenta fazer parecer ao leitor, como se o inciso III dissesse respeito à qualquer tipo de matéria interna nacional.
Ainda nesse ponto, o autor cita uma resolução da ONU, como se ela tivesse algum valor no ordenamento jurídico pátrio. Para além do fato de ser uma resolução meramente declaratória, o Brasil, como estado soberano, não se submete à lei estrangeira, apenas a convenções e tratados internacionais aos quais seja signatário, o que não é o caso.
Ainda no mesmo tópico, o autor diz que cláusulas pétreas não são imutáveis. Bom, na verdade não são mesmo, mas não da maneira que o autor expõe para ludibriar o leitor. São vedadas sua abolição ou qualquer minoração dos direitos por elas garantidos, sendo permitida (e ainda assim, com relativa divergência doutrinária) somente seu alargamento, uma expansão de suas garantias.
Quanto à afirmação de que não podem se sobrepor à coletividade, se trata de afirmação com absolutamente nenhum respaldo jurídico nenhum. Mais a frente, a risível frase “Elas não podem durar mais do que convencimento unânime da nação.”, que além de, igual a anterior, carecer de respaldo jurídico, evidencia a falta de inteligência do autor, visto que mesmo sob as regras que o autor inventa, a ingênua separação do Brasil não ocorreria, visto a falta de “convencimento unânime da nação”.
Sua interpretação do artigo está errada ao que tange o Art. 4 da Constituição Federal.
A Resolução 1514 ratificada em Assembleia Geral da ONU está inclusa na “Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial”.
Ela foi aprovada pelo Decreto Legislativo n.º 23, de 21.6.1967. Ratificada pelo Brasil em 27 de março de 1968, e entrou em vigor no Brasil em 4.1.1969. Promulgada pelo Decreto n.º 65.810, de 8.12.1969. Publicada no D.O. de 10.12.1969.
Portanto, a Resolução 1514 tem força de lei.
A questão que poderá ir aos tribunais internacionais é: “Se o Brasil é signatário da Resolução 1514 deve respeitar a autodeterminação dos povos, inclusive em seu próprio território”.
Uma lei ou decreto não pode se sobrepor à Constituição. Sendo ela (decreto ou lei) inferior, ou seja, ela é hierarquicamente abaixo da Constituição Federal-Lei Maior de um País- por ser de 1969 e a Constituição de 1988, o decreto ou lei que entre em conflito com a Constituição Federal de 1988, o mesmo será considerado não recepcionado pela nova Constituição vigente, tornando-se revogada ou invalida.
Estás equivocada.
A Emenda Constitucional 45/2004 eregiu os tratados de direitos humanos a emendas constitucionais. Portanto, considerar-se-á que a Resolução 1514 compõem a Constituição Federal.
É possível que o Brasil a desconsidere (o que é bem provável), neste caso ele estará infringindo um tratado internacional e cabe abrir no Tribunal de Haia um processo contra o Brasil, o que pode resultar em sanções internacionais.
Lembro que a Declaração Universal dos Direitos Humanos está acima da constituição de qualquer país, é uma convenção universal.
O separatismo é uma tendência mundial… olha pro maoa mundi a 150 anos atrás e compare com hoje. De que vale essa constituição se os próprios políticos não a respeita? Mesmo que for “inconstitucional”, a constituição não é imutál. Não vivemos em uma “democracia”? Se essa for a vontade da maioria, por que não?
Uma coisa curiosa é esse pessoal alega que “a separação é inconstitucional”. OK, até faz sentido num primeiro momento. Mas a própria constituição já sofreu inúmeras modificações e adições em relação ao texto original de 1988. Ora, não discutindo neste momento uma Proposta de EMENDA CONSTITUCIONAL, sobre o teto de gastos? Então, não precisa mais do que três neurônios pra entender que o “inconstitucional” não significa impossível, é meramente uma questão de tempo e persuasão pra simplesmente abolir aquele termo “indissolúvel”.
“O ilegal nós fazemos imediatamente. O inconstitucional demora um pouco mais.” — Henry Kissinger
Acredito que toda lei estabelecida (seja Constituição, Código Civil, Código Penal, etc; seja brasileira ou estrangeira) é produto de um pensamento predominante naquele território ou naquela cultura – e, como produto do pensamento humano, está sujeito a mudanças de paradigma. A escravidão era legalizada anteriormente, e demorou mais de 40 anos e várias mudanças intermediárias (Lei Eusébio de Queiroz > Lei do Ventre Livre > Lei dos Sexagenários > Lei Áurea) até que saísse do “plenamente aceito” pro “totalmente proibido”.
Não é porque uma questão é mal compreendida num determinado momento que necessariamente ela nunca poderá ser colocada em prática. É uma questão mais de persuasão de que esta atitude é benéfica tanto pros sulistas **quanto pra outras regiões do país**, de modo a que a opinião pública seja puxada para o lado favorável (Janela de Overton). Nem que isso leve mais uns tantos anos.
Muito para ser pensado e muito mais ainda para ser feito para o Sul ter a chance de se livrar de Brasília. Repito: se livrar de Brasília. Devemos sempre respeitar e valorizar as outras regiões, pois estas são tão valiosas como o nosso Sul. Elas possuem muito de valor, desde suas riquezas até sua cultura. Esta é apenas uma forma de projetarmos o que somos e o que temos de melhor. É indispensável que cada Sulista comece a aprender e a sentir sobre o que é liderança, desta forma poderemos progredir no nosso projeto, pois isto é algo de ampla magnitude e sem termos a profunda consciência de liderança, tudo não vai passar de um belo sonho. Sou Sulista de nascimento, Lages, e me tornei adulto em Curitiba com muitas gerações de meus ancestrais do RS, tenho muito orgulho desta região que conheço de ponta a ponta. Por enquanto aqui fica minha pequena contribuição para todos o verdadeiros Sulistas de bem.
Tenho 63 anos e sei que não vou alcansar esta liberdade. Mas já estou alertando meus filhos, para que tbm abracem esta idéia, para que quando nos libertamos do nordeste, seremos uma NAÇAO forte. Com poucos políticos para nós surrupiar nosso suor.
Abraços.
Libertar do nordeste ! a torcida do gremio em um jogo pela copa do Brasil chamou a torcida do Santos veja só de Santistas Nordestinos ! isso mostra o quanto esse movimento e racista preconceituoso , tem origem no estado mais extremo do sul , um estado que ao invés de de repudiar o bravo povo Nordestino deveria sim agradecer ! afinal é o nordestino que como o arroz produzido naquele estado ! um estado que faz apologia aos argentinos que nos chamam de macaquitos , um estado em que seus fazendeiros são os maiores devedores dos bancos , um estado em que suas mulheres sofrem o maior numero de assasinatos por parte de seus companheiros , que seus habitantes tem orgulho de ter nascido lá , mas no entanto tem o maior numero de suicidios do pais por estas e por tantas outras eu pertenço e sempre pertencerei a REPUBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL !
Amigo José Ernesto, as suas colocações não têm ligação alguma com o movimento, Se houve a manifestação de preconceito por parte de torcedores de um clube de futebol não significa que a população sulista é preconceituosa. Não podemos levar em consideração a manifestação de uma minoria, ou manifestação individual. O que dizer então dos “brasileiros” se é que dá para considerá-los como tais, que ontem a noite no Mineirão vergonhosamente vaiaram o HINO ARGENTINO. Isso sim é manifestação de desrespeito com uma nação toda e não só com um o outro indivíduo ou povo.
… quando nos libertarmos de Brasília,,,
Brasília é o problema, não o nordeste
Sem medo de ser feliz,só poderemos dar um futuro digno para nossos descendentes a partir de um basta a esta pouca vergonha a que somos submetidos neste pseudo grande país . Só é grande por produzir em seu governo central a maior desigualdade já vista onde o muito arrecadado fica na mão dos poucos sonegadores e corruptos!
Pelo amor de Deus! !!!
Se o sul e pobre o que é rico??????
Temos o maior pib do país e vc vem me falar em pobre?????
Que mundo vc vive criatura????
País novo leis novas, não é possível q vc tá pensando em utilizar essas lei podres q temos hoje!!! Eiiii? Acorda planeta terra chamando!
COM CERTEZA ESTOU NESTA LUTA PELA FORMAÇÃO DE UMA NOVA NAÇÃO QUE SEJA SÉRIA E SEM CORRUPÇÃO, ONDE A POPULAÇÃO SEJA RESPEITADA, COISA QUE HOJE NÃO EXISTE.
Politicamente vejo e tenho a sensação da tentativa de minguarem financeiramente o sul Não existe um retorno digno da parte do governo federal Não preciso ser sábio para ver, vejo e sinto na pele pois já diz o ditado “a escola da vida ensina”.As leis que já estão constituídas sofrem tantas emendas o principio do saber e’ debater sim seguir o caminho da legalidade e’ possível sim e a constituição ter uma emenda especifica para criar um “estado independente” e’ viável.Mas o foco deve ser esse.
Eu so estou cansado de trabalhar pra pagar tanto imposto pra ser roubado e ainda sustentar vagabundos!!!
Até o momento ainda não consegui me adaptar a essa ideia. Fico a imaginar o sul sendo governado pelos mesmos que estavão governando brasilia, ou seja, dilma, tarso, pimenta, Mª do rosario, jungmann…e outros tantos do mesmo pensamento…se o brasil não bastou IMAGINEM somente os 3 estados do sul …seremos uns patos porque a esquerda vai rolar aqui, em 2 mandatos estarem falidos e pedindo para voltar ao Brasil.
De acordo com a proposta do movimento, os municípios terão grande autonomia. Pouco poder ficará para cada político, será mais difícil implantarem medidas que vão contra a vontade do povo.
Mas se houver separação como fica as minhas contribuições do INSS pra minha aposentadoria???? Hoje já estou quase me aposentando e iria começar do zero???????? Kkkkkkk
Sul é meu País. Apoio!
Nossas tradicoes, respeito, trabalho e prosperidade.
A questão jurídica é sanável!
Realmente a estrutura federetiva do Brasil de forma indissolúvel é cláusula pétrea, mas isso se resolve com nova constituinte sem necessidade de guerra civil ou intervensão internacional.
Cláusula pétrea não pode ser emendada, mas pode não ser recepcionada em nova constituição.
Só pra constar alí nas observações o AEROPORTO DE PELOTAS, É INTERNACIONAL E PELOTAS É UM POLO REGIONAL.
SOU A FAVOR DA SEPARAÇÃO!
Em todo o país existe uma parcela de pessoas estúpidas e desprovidas de inteligência, inclusive no Sul, e é esta parcela de gente intelectualmente insignificante que aqui defende a separação do Sul do país.
Aos leitores, que não se enquadram nesta parcela de indivíduos, somos brasileiros, basta viajar pelo Brasil para ver que temos belezas incríveis por todo o país, no Nordeste, na Amazônia, Interior, Litoral, no Norte e no Sul.
Vivo no Sul mas já viajei para 16 estados em nosso país e já conheci outros 14 países no mundo, Sou funcionário do setor industrial e em maior parte estive a trabalho nestes locais. É óbvio que temos problemas (em todo lugar há problemas), mas temos belezas inigualáveis, há também pessoas boas em nosso país. Somos todos irmãos de pátria e devemos lutar contra os problemas (corrupção, criminalidade etc.), jamais uns contra os outros.
É triste ler palavras de gente que nunca saiu de sua casa, se manifestando de forma acéfola. Veja palavras de alguns dos defensores da separação: “Tenho 63 anos e sei que não vou alcansar esta liberdade. Mas já estou alertando meus filhos, para que tbm abracem esta idéia…”, um outro “Você precisa. Olhe e que foi feito no impitima da dilma.simplesmente ignoraram a constituição”, outro ainda questiona a própria constituição argumentando que decretos e que a declaração dos Direitos Universal dos Humanos sobrepõe esta.
Vejam bem, “alcansar”??? “Impitima”??? A Contistuição Federal não tem valor? Quanta asneira, escrita por gente que não sabe nem escrever, possivelmente nunca leram um livro na vida e acreditam ser capazes de argumentar sobre a separação de um país.
O autor é tendencioso, maléfico, despreparado e mentiroso, basta (tendo o mínimo de inteligência) ler o que o mesmo escreveu e tirar suas conclusões.
Por fim entendam, agir em favor da separação do país é crime!
Esta feliz com teu Brasil apenas por que tem belezas naturais? Vou dizer o que mais tem… Os políticos mais caros do mundo…, o ” Judiciário mais caro do mundo…, os maiores índices de Homicídios do mundo…, os juros mais altos do mundo…, uma das maiores cargas tributarias do mundo, com o pior retorno desses impostos…, é um dos Países mais CORRUPTOS do mundo…
sobre a Carta ( Constituição ),que bota cabresto em alguns, é apenas um tipo de contrato feito por ” políticos ” , por isso eu defendo a ideia de lançar candidatos pelo Movimento…, pode demorar um pouco mais, mas esses políticos com o apoio da população vão derrubar tal carta e escrever uma nova que permita servir apenas a vontade do povo, e não de meia dúzia…
É isto aí, Salvador!
“basta viajar pelo Brasil para ver que temos belezas incríveis por todo o país”. Separar o país não significa que não poderemos visitar o outro lado. O mundo é separado em vários países, entretanto somos livres para viajar e conhecer as belezas que existe pelo mundo.
“Somos todos irmãos de pátria e devemos lutar contra os problemas […] jamais uns contra os outros”. O povo do sul não está lutando contra os outros povos brasileiros, mas sim contra a centralização de poder que acaba por nos subjugar.
“Por fim entendam, agir em favor da separação do país é crime”. Por muito tempo era crime um escravo resistir a sua opressão, os paradigmas mudam.
Aposentadoria?
Que aposentadoria?
Separa logo e nesse novo país tem que ser liberada a compra e porte de armas.
E os politicos corruptos tem que ter pena de morte como na China e a família paga a bala.
Este sonho é antigo…desde a República Riograndense e da República Juliana. Que sabemos das consequencias. Tem que levar em consideração que outros movimentos separatistas existem pelo mundo e não são bem vistos internacionalmente. Invlusive pela ONU. Nenhum é pacificamente viável e..encontram resistencia e violentos ataques. Como no caso dos movimentos separatistas na Rússia. Que já matou centenas de pessoas e quando alguns grupos conseguem independência não tem reconhecimento desta independencia e acabam caindo num boicote econômico. Um erro supor em uma separação amigavel isso é utopia ou nos preparamos para mais uma Revoluçao
Se fosse assim, o Império Romano e a “Desunião” Soviética existiriam até hoje…
eu apoio tudo menos essa parte no seu teor atual:”pautando-se contra qualquer forma de discriminação, seja ideológica, religiosa, sexual, racial, cultural ou social;”
eu explico a razão:
acontece que a descriminação sexual acontece muito, eu sei disso. nao discrimino a opção sexual de ninguém. o que eu não aceito e o fato de algumas pessoas insanamente pensarem que todos devemos aceitar publicamente a opção sexual de alguém seja qual for. eu afirmo aqui que entre 4 paredes qualquer um pode se rasgar ao meio, nao e da conta de ninguém. o que não da para aceitar e ficar expondo isso de uma maneira ridiculamente escandalosa nas vias publicas, lugares públicos e nas redes! acho isso ridículo para qualquer opção sexual! opção sexual se mostra entre 4 paredes e nao em publico!! e a única coisa que acho que deveria ser analisada melhor para nao termos um bando de gente nua escancarando suas preferências nas ruas e pensando que e bonito o que esta fazendo!!! ja que e para fazer certo vamos fazer certo ou melhor nem começar nada!
O seu equívoco, acredito eu, está em achar que conseguirão a emancipação através de processo democrático, seguindo nas margens da lei. A própria história nos mostra que a independência, seja ela qual for, não pode ser alcançada senão através da luta. Se não for assim, será apenas uma utopia.
Sessão é perfeitamente possível, muitos países já se tornaram independentes por plebiscito democraticamente, o próximo será a Catalunha e depois o Sul é Meu país, a constituição é só um papel, se não concorda conosco rasgamos esse merda, a constituição já foi mudada várias vezes, os políticos mudam o hora que querem desde que seja para seus benefícios! Nada está acima da vontade de um povo! Pronto falei!
Censurando meus comentários aqui entao?
Que legal hein? onde está a liberdade da pauta deste movimento entao?
ME DIGAM ONDE LIBERTINAGEM (QUE NAO É LIBERALISMO) DEU CERTO NA HISTORIA DA HUMANIDADE SEUS *******!
Sim, seu comentário foi excluído. Opiniões são bem vindas, palavrões não.
Passar bem.
Se nosso centro político for exatamente no meio dos três estados, ficaria fácil participar, A metade do estado fica a poucas horas de viagem do estremo norte do Paraná e estremo sul do Rio Grande do Sul, justo para todos os habitantes, Seria mais fácil pressionar em casos necessário, Como podemos hoje pressionar o Congresso em Brasilia estando tão longes??? Os impunes se sentem seguros,,
Qual foi o resultado do plebiscito de 1 de outubro? Nao encontrei nada sobre o resultado, apenas materias sobre a ilegalidade do mesmo.
http://www.sullivre.org/anuncio-oficial-do-resultado-do-plebisul-2016/
Sou do Mato Grosso do Sul. Se o sul se separasse, hipoteticamente, como eu poderia obter a “cidadania” no País Sul?
Sou paulista e acho que o sul não faz nenhuma falta,pois não tem nada de interesante para oferecer ao brasil,um bando de alemães paraguaios querendo ser europeu,na minha visão o brasil teria que deportar todos estes imigrantes e colonizar com paulistas para o sul saber quem è o povo que manda,sabendo ainda que os rio grande do sul não tem dinheiro nem para pagar uma fejoada no bar.
O sul não quer oferecer nada de “interessante”, quer é se livrar de Brasília. E também não queremos paulistas, aliás SP foi “colonizado” por nordestinos e, hoje, a qualidade de vida em muitas cidades gaúchas (mesmo com o estado quebrado) é melhor do que a de muitas cidades paulistas… Com exceção da região metropolitana de Porto Alegre, aonde impera o mesmo caos que na região metropolitana de São Paulo…
Eu nao sou de acordo com Um País onde o sistema político seja parlamentarista pois isto eh os deputados que decidem os presidentes e a populaçao nao tem participaçao e se quiser a populaçao pode tirar o presidente pois isso fica muito instavel
Comments are closed.