
Sabemos que a história do Povo Sulista remonta cerca de 10 mil anos com o Povo Sambaqui que vivia no litoral. Mas pesquisas recentes tem ampliado esta visão e aos poucos vem sendo desnudados os diversos povos que ao longo do tempo foram se moldando e dando origem ao homem Sulista como o conhecemos hoje.
O Diário Catarinense publicou no último domingo uma extensa reportagem (edição 10.868 – 13 e 14 de fevereiro de 2016), assinada pelo jornalista Thiago Santaella, com infográficos de Fabio Nienow, intitulada “Origens do Povo Catarinense” abordando as pesquisas de oito universidades, tendo como local o planalto catarinense. A investigação arqueológica está mapeando a ocupação dos Proto-Jê, nossos ancestrais Sulistas, desde o litoral de Santa Catarina, até Misiones, na Argentina.
Trata-se de descobertas revolucionárias para nossa história, especialmente neste momento de construção da identidade Sulista. Uma das conclusões até este momento é que de fato, nossos nativos era diferentes dos demais nativos brasileiros. Nosso povo, descendente inclusive dos Sambaquieiros, já cultivava a agricultura, mantinham usos e costumes diferentes além de uma tradição social, religiosa e arquitetônica.
Para se ter uma ideia, cerca de 1 mil anos depois de Cristo, nossos antepassados já faziam sopa de feijão com mandioca. Residiam em sua maioria no planalto catarinense e foram os principais semeadores do Pinheiro Araucária, cujo fruto, o Pinhão era importante em vários aspectos para os Proto-Jê – econômicos, políticos ou para rituais – e por isso, devia ser transportado para diversas aldeias diferentes dessa cultura.
Confira a matéria em sua integra no link: www.clicrbs.com.br/sites/swf/dc_historiasreveladas/
2 Comments
Vamos ser honestos, os verdadeiros habitantes do Sul eram os povos indígenas! Estes foram dizimados pelos colonizadores e portugueses! O que se vê hoje no Sul é a prevalência de povos vindos da Europa, claro, com minorias com descendência nativa ou mestiça!!!
Não somente no Sul do Brasil, mas em toda a América, os indios americanos foram dizimados pelos imigrantes portugueses, italianos, ingleses, etc… Mas eu me considero um verdadeiro habitante do sul tb, pq não? Afinal eu nasci e me criei aqui, por tanto sou um verdadeiro habitante do sul! No meu sangue existe a mistura de todas essas raças vindas da Europa e de indios americanos, eu amo minha terra, o Sul é o Meu País!
Comments are closed.