Celso Deucher*
Nos últimos dias a gama de notícias ruins vindas do país vizinho (o Brasil), ofuscaram o calendário do Movimento O Sul é o Meu País em relação a relação a realização do Plebiscito Consultivo que vai acontecer dia 2 de outubro deste ano em todos os municípios da região Sul. Mas não vamos perder o foco pois neste sábado, dia 2 de outubro, inicia a contagem final dos últimos seis meses para chegarmos as urnas e dizer SIM a independência do Sul.
Apesar de tão perto da data, tem muita gente ainda com dúvidas se vai mesmo ter o Plebiscito. Quase todos os dias alguém me pergunta se de fato vai acontecer e a resposta é sempre um grande SIM, com certeza vai acontecer. Alguns reclamam que falta divulgação e sempre digo na tampa: “agora que você já sabe, faça sua parte e ajude a divulgar”. Afinal, a divulgação depende de cada um de nós e de ninguém mais.
Então, para que não reste nenhuma dúvida, o Plebiscito vai acontecer sim, inclusive ai na sua cidade e a coisa mais importante: você é quem vai fazê-lo. Sim, você mesmo caro cidadão Sulista que simpatiza com nossa proposta e também quer ver nosso Sul Livre. Se a realização deste grande evento está nas suas mãos, não seria hora de começar a organizar o Comitê Municipal, se ainda não tem? Não seria hora, se já tiver o Comitê Pró-Plebiscito, de você entrar no sistema eleitoral e se cadastrar como voluntário para ajudar no dia da votação?
Se de fato você quer o Sul Livre como nós do Movimento O Sul é o Meu País queremos está na hora de se mexer ai na sua cidade. Se ninguém ainda levantou esta bandeira, seja você o primeiro e vamos a luta. A parte mais difícil que era a aprovação e a organização do Plebiscito nós já fizemos. Agora é hora de você fazer a sua parte, transformando esta Consulta Popular num grande sucesso na sua cidade. Nossas metas são pequenas em relação ao todo, queremos consultar apenas 5% do eleitorado do seu município. Se você cumprir esta meta ai na sua cidade e todas as cidades cumprirem suas metas serão mais de 1 milhão de Sulistas votando no dia 2 de outubro.
É hora de atitudes práticas! É hora de deixarmos os discursos e discussões de lado e sermos práticos. O Plebiscito depende única e exclusivamente de você caro leitor. Entre hoje mesmo no nosso site oficial do Plebiscito (www.plebisul.org) leia a Cartilha Explicativa e clique no botão “Participe, seja voluntário”, faça seu cadastro e comece hoje mesmo a trabalhar. O Sul precisa de você. Saia da sua zona de conforto e venha pra luta conosco. A causa lhe espera de braços abertos.
VIVA O SUL LIVRE!!!
*O autor é um dos fundadores e ex-presidente do Movimento O Sul é o Meu País. Atualmente é secretário geral do Gesul – Grupo de Estudos Sul Livre.
12 Comments
O sul não é só meu país minha vida.
E o Brasil é o meu país.Os EUA se tornaram uma potência exatamente porque separaram os estados???Se o plebiscito ainda não foi aprovado posso ajudá-lo com o meu “QUEREMOS O SUL SEPARADO DO BRASIL”,pois não somos um país simpatizante e de maior comunidade neonazista.Vocês do Sul não são propriamente brasileiros uma vez que o sul foi povoado e colonizado por europeus,principalmente alemães.E ainda foi vocês que acolheram os nazistas quando fugiram durante a segunda guerra mundial juntamente com a Argentina,vizinha de vocês….Pesquisa do FBI.Não se preocupem tanto,pois depois do golpe no congresso através de seus deputados,o sul governará de acordo com seus desejos e em benefício próprio.Gostaria de salientar também que a maior concentração de Muçulmanos também se encontram no sul
Cássia, você está 100% enganada. Minha família veio da Alemanha sim, mas pobre por ter seus bens destruídos pela guerra. E não se engane, não veio de graça, com as últimas economias que tinha comprou as terras no Brasil. O Brasil não deu terras … VENDEU. Aliás, o recibo está em exposição no museu de São Carlos/SC … vai lá ver.
Isto não aconteceu só com alemães, mas com italianos, ucranianos, espanhóis, tchecos, japoneses e tantas outras das 109 etnias que temos na região Sul.
Você está iludida só assistindo o “Caçando Hitler” do History Channel, esquecendo de também assistir outros programas como “Ataque a Paris” que mostra o desastre que foi para a população.
E esta população que veio fugida da guerra trouxe novas técnicos e muito trabalho para nossa região, o que é um dos principais fatores de ainda ser a melhor região do Brasil.
Mas nós SULISTAS orgulhosos desta bela terra estamos cansados de ser explorados por um estado unitário disfarçado de federação.
O próprio Brasil se separou de Portugal por causa da alta taxação, a Inconfidência Mineira aconteceu por causa de 20% de tributação (o quinto) … agora conosco está 80% e temos que aceitar? NÃO. INDEPENDÊNCIA JÁ!!!
Já que citaste os Estados Unidos … novamente você está desinformada.
Os EUA funcionam como uma verdadeira federação. Cada estado possui sua própria legislação, arrecadação e gestão. Ou seja, cada estado tem AUTONOMIA em todas as áreas.
O Brasil é um estado unitário disfarçado de federação. A capital dita toda a legislação onde todos são ditadorialmente obrigados a respeitar. E ainda por cima é a União que recolhe 70% de todos os impostos e retorna para os estados do Sul apenas 20%. Ou seja, os estados e municípios não tem recursos porque tudo fica em Brasília destinado a um pacto federativo desigual ou aos bolsos daqueles que moram em uma fortaleza no cerrado do país.
Você mora em SP ou RJ? Sabia que a situação deles ainda é pior que o Sul? Veja a lista de todos os estados aqui.
Sou do paraná e sou brasileiro, aqui não rio grande do sul para ficar se separando, este movimento não nos representa, tanto que toda vez que eu pergunto a um paranaense sobre este movimento eles respondem que é uma besteira, deixem que os gaúchos se afundem sozinhos
Concordo que é mais fácil dizer que se afundem do que trabalhar por um país melhor, é mais fácil sentar e deixar os outros fazerem a sua parte, mas é difícil assumir um compromisso e vestir a camisa de um país melhor, é difícil viver numa sociedade que não mãos se importa com o próximo, é melhor não fazer nada e deixar que as nossas riquezas vão para outras regiões, esse concordância é de uma gente que não que trabalhar por uma nação ( não falando de nosso movimento, ou do nosso Brasil ) , que querem que as coisas se resolvam como mágica.
Nosso país é grandioso, maravilhoso para que poucos sugem sua imagem, e por isso eu participarei deste movimento, não por querer só a independencia, mas por querer uma nação melhor para meus filhos, netos, bisnetos futuro melhor para a nossa sociedade, que se for necessário a separação que assim seja.
Não critique se não vai fazer nada, ou se pronuncie mas faça alguma coisa.
Isso penso, isso farei……
Perfeito Éder, é muito fácil criticar os outros, o difícil é fazer alguma coisa pelos outros, que acabará rendendo para quem fez também. Com esses políticos que nós temos no Brasil, mesmo com o impeachment, não vai mudar nada. Esse país é muito grande e nem Jesus Cristo voltando à terra, conseguirá resolver esses problemas por isso sou A FAVOR DO SEPARATISMO. Um país pequeno e com gente que descende que gente trabalhadora, ó pode dar certo.
Apoio muito !! É um sonho , caso se realize.
vamos lutar por esse sonho, quem é contra é porque nunca ouviu os argumentos favoraveis, a hora é agora, chegar de ser roubados por brazilia e sua corja de ladrões….
Boa noite. Pesquisei a respeito do movimento,mas não consegui sanar algumas dúvidas.
1-caso ocorra o nascimento de uma nova nação,benefícios como aposentadoria,além do INSS já pagos para aposentar,serão perdidos?
2-Irá surgir uma nova moeda,manteria-se o Real,ou adotaria outra moeda estrangeira?
3-Instituições nacionais como o Exército,o que ocorrerá com os batalhões nos municípios do sul?
4-Quem irá governar a nova nação?
5-Qual seria o tempo para a possível separação?
Existem muitos outros questionamentos,porém lerei um pouco mais do estatuto e do material publicado,mas essas são questões que podem influenciar significativamente na decisão do plebiscito. Permaneço no aguardo.
Não posso deixar uma resposta pois não aceitam crítica e nem estar de frente com a verdade….É uma pena que queiram começar um novo país em que só vocês tem liberdade de expressão.
Todos os comentários são moderados antes de serem liberados para evitar linguagem indesejada.
Comments are closed.