Ontem encerramos o ciclo de mais uma ação do Movimento o Sul é o Meu País, a Ação Ecológica Estadual do RS em comemoração ao Dia 20 de Setembro, Dia do Gaúcho. A Coordenadoria Estadual do RS agradece de coração a todos os municípios que participaram, e aos compatriotas que fizeram questão que sua cidade não ficasse de fora desta ação tão cheia de significados, como foi explicado no post anterior.
Hoje, dia 21 de Setembro é Dia da Árvore, data tão importante para termos consciência de que o Meio Ambiente é essencial à sobrevivência humana, que precisamos fazer uma reflexão sobre o cuidado que devemos ter com a Natureza, e por isso trazemos esta matéria tão repleta de fotos, enviadas por nossos simpatizantes dos quatro cantos do Estado; mas não apenas o Rio Grande do Sul participou, ficamos felizes pelos irmãos de Santa Catarina e do Paraná estarem conosco nesta comemoração, participando em seus municípios também.
Ao todo, foram 36 municípios participantes do RS: Cachoeira do Sul, Sobradinho, Cruz Alta, Sapucaia do Sul, Guaíba, Três Passos, Erebango, Getúlio Vargas, São José do Hortêncio, Bom Princípio, São Martinho, Bento Gonçalves, Ciríaco, Erval Seco, Triunfo, São Pedro do Sul, Caçapava do Sul, Mariana Pimentel, Estação, Nova Santa Rita, Paraíso do Sul, São Sebastião do Caí, Caxias do Sul, Erechim, Cristal, Canoas, Novo Hamburgo, Salvador do Sul, Agudo, Gravataí, Porto Alegre, São Sepé, Canguçu, São Leopoldo, Nova Prata e Rio Pardo; 8 municípios participantes de SC: Curitibanos, Brusque, Bom Retiro, Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Rio Negrinho e Laguna e 4 municípios participantes do PR: Carambeí, Almirante Tamandaré, Curitiba e São José dos Pinhais. Foram plantadas diversas espécies: ameixeira, araucária, aroeira, amoreira, jabuticabeira, ipê rosa, ipê amarelo, ipê roxo, caquizeiro, louro, angico, limoeiro, limoeiro gaúcho, laranjeira, palmeira, pinheiro, erva-mate, physalis, cabreúva, figueira, pitangueira, guabiju, goiabeira, goiabeira rosa, goiabeira do campo, glicínia, abacateiro, acerola, bergamoteira, manacá, manacá da serra, margaridas coloridas, azaleia e pata de vaca, totalizando 67 mudas plantadas ao todo.
Tivemos também, algumas histórias interessantes durante esta ação. Em Sapucaia do Sul, o patrão Jaime enterrou junto com a árvore uma cápsula do tempo para ser aberta daqui há 30 anos, quando o Movimento fará 60 anos. Em Curitiba, o Leo fez 60 mudas de araucárias para serem distribuídas na região. Em Erebango e Getúlio Vargas, foram plantadas mudas de caquizeiro oriundas de uma matriz que está na família do Marcos, plantada pelo seu avô há 80 anos. São José do Hortêncio representada pelo Fernando e Bom Princípio representada pelo Jeferson, fizeram troca de mudas de erva-mate e araucária.
Assim, tivemos nossa comemoração do Dia do Gaúcho e do Dia da Árvore, de forma a esperar a Primavera que chega entre os dias 22 e 23 de Setembro!
Confira as fotos do evento.
1 Comment
Nota mil.. só posso parabenizar estes Sulistas que continuam acreditando numa nova Nação e uma Pátria livre e ordeira para nossos filhos e netos.
Comments are closed.