Sobre a ação:
O movimento “O Sul é meu País” de Jaraguá do Sul pretende bater fotos usando a faixa de “Basta de Brasília” para mais um “elefante branco” que se encontra no itinerário diário de milhares de usuários de transporte em Jaraguá do Sul e região. Será uma forma de divulgar o movimento e despertar a consciência das pessoas de que o nosso movimento pode sim ajudar a muitos. Podemos causar uma sensação de afinidade de opiniões e tentar cativar mais e mais adeptos, simpatizantes e ativistas. Reivindicaremos o descaso de Brasília para conosco de forma pacífica.
Sobre o descaso:
Estamos falando do principal acesso a Jaraguá do Sul.
Viaduto em ritmo lento. A construção do viaduto na avenida Waldemar Grubba, em Jaraguá do Sul, está andando “a passos de lesma”, conforme afirmou Paulo Luiz Silva Mattos, presidente da Acijs.
Para quem vai de Jaraguá sentido a Guaramirim, não há alterações, já que a marginal esquerda já está pronta. Para ter acesso à Schroeder, porém, é necessário fazer o retorno no semáforo que foi instalado em frente ao Posto Bogo, pois a rótula está interditada.
Quem vem de Guaramirim no sentido Jaraguá trafega pela pista central, passando pelo desvio feito na via. Nesse sentido, a entrada para Schroeder ocorre antes da rótula. Todas as modificações estão sinalizadas na via.
Por enquanto, quem vem de Schroeder e do bairro João Pessoa tem acesso livre pela rótula, porém assim que a obra chegar nas proximidades do trevo, ele será inteiramente interditado. Moradores terão de usar a rua Adolfo Tribess para chegar ao centro de Jaraguá.
Para quem quer evitar o tráfego em horários de pico, a indicação é passar pelo bairro Ilha da Figueira, desviando do trecho em obras.
Ainda não há previsão para o término das obras, mas a empresa responsável, a EPT Engenharia e Pesquisa Tecnológica, tem até outubro de 2015 para a entrega do viaduto. O orçamento da obra é de R$ 5.259.510,93.
“É comum ficar até 40 minutos na fila” comenta Eduardo Kreuz, que usa o trecho para estudar todos os dias a noite.
Assista vídeo da fala da presidente sobre infra-estrutura no Sul