Curdos dizem sim a sua autodeterminação

Mais de 92% dos curdos votaram a favor da secessão do Iraque, num referendo muito contestado por todos os países vizinhos. Ao contrário do governo espanhol, o iraquiano não confiscou urnas, nem boletins de voto para evitar o referendo sobre a secessão, mas a digestão do resultado promete ser muito turbulenta. Mais de 3,3 milhões de eleitores na região autônoma curda (KRG), norte do Iraque, foram chamados para votar na última segunda-feira (25 de setembro) e dos 72% que participaram, 92,73% escolheram o ‘sim’ à independência.

Uma multidão saiu às ruas para celebrar os resultados oficiais, divulgados hoje pela Comissão Eleitoral. A independência, é uma ambição antiga dos curdos espalhados também pelas regiões vizinhas da Síria, Irão e Turquia. Ao todo são 30 milhões dispersos por vários países desde a queda do Império Otomano há um século.

Com excepção de Israel – que não só apoiou o referendo, como defende a criação de um Estado curdo –, a comunidade internacional mantém um silêncio cauteloso. Washington ainda tentou que a consulta popular fosse adiada, com receio que um conflito entre Erbil e Bagdad fragilize a delicada paz no país e boicote o combate ao Estado Islâmico (Daesh). Apesar de “desapontado”, o Departamento do Estado dos EUA adiantou já que as relações com os curdos não irá mudar.

(Fonte: Revista Visão – Portugal)

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.