Por Joacir Dal Sotto *
Quando apenas um ser humano aponta para um caminho, podemos dizer que é louco. Quando um ser humano de boa retórica aponta para um caminho é possível que seja um ditador.
Quando um grupo de pessoas apontam para um mesmo caminho é certo que existe um sonho sendo materializado. Os sonhos compartilhados podem contextualizarem situações políticas, sociológicas, filosóficas ou históricas. Dentro do movimento “O Sul é o Meu País”, circula uma ideia política, um movimento com décadas de existência, um projeto sendo dividido e construído com milhões de pessoas, uma realidade que envolve diversas camadas da sociedade, com fundamentos filosóficos e históricos.
Para entendermos melhor um movimento que propõe o debate sobre mudanças no pacto federativo, e reformulações constitucionais do Brasil, partimos do princípio que sulistas possuem o direito de emancipação política e administrativa. Quando o ser humano superou alguns limites através da navegação, abrimos espaço na humanidade para bárbaros imperiais, mas o que ganhou força foram condições políticas e administrativas independentistas para diversos povos.
Estamos em crise e queremos provas de liberdade, queremos provas de que é possível debatermos com executivo, legislativo e judiciário. Não marchamos com verdades impostas, sulistas do movimento “O Sul é o Meu País” marcham para que convenções sejam formadas, para que consultas populares sejam realizadas, para que depois dos debates possamos chegar ao plebiscito, ao acordo temporário que modifica pacificamente o mapa político do planeta terra.
* Escritor Joacir Dal Sotto, membro da direção nacional do movimento “O Sul é o Meu País” e mestrando em práticas transculturais.
1 Comment
Ótima definição do SUL É MEU PAÍS .
Se você não tiver esperança de algo melhor , não perca mais tempo, ensaque já sua viola e vá embora.
Austrália, Alemanha, EUA, Dinamarca > Tentações para pessoas que comparam com nosso Brasil.
Mas nossa nação BRASIL não tem culpa é preciso limpar limpar limpar profundamente o governico.
O SUL É MEU PAÍS de longe a proposta mais coerente e lógica para uma vida descente.
Um próximo evento logo chegando deve ser levado a sério e todos Sulistas devem agir com mesma resposta.
Não reeleja NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM NINGUEM
Comments are closed.