Federalismo, debate, democracia e propostas!
Por Joacir Dal Sotto *
Debater sobre o federalismo brasileiro e sobre os projetos que contemplem uma maioria dos brasileiros, está distante de prevalecer. Vemos campanhas políticas pautadas no ataque ou direito de resposta. Os nossos senadores e candidatos ao senado raramente citam o atrasado pacto federativo vigente.
O povo sofre. O povo é o empresário, é o estudante, é o trabalhador comum que lota vagões de ônibus e metrô diariamente, é o desempregado, é o professor, é o grupo indígena e outros tantos grupos que no próprio texto são esquecidos, que constituem uma identidade brasileira.
Dizem que temos uma democracia, mas democracia sem participação é ditadura, democracia sem participação é um povo sem educação e cultura.
Fazemos parte de um projeto de conscientização política, somos do movimento O Sul é o Meu País. No nordeste e em São Paulo também lutam pela autonomia aos diversos povos brasileiros.
Queremos refletir no palco da política e estamos propondo um debate. E o federalismo? E os povos? E os projetos? E a democracia?
* Autor do livro Curvas da Verdade, membro da direção nacional do movimento O Sul é o Meu País e mestrando em práticas transculturais.