O Movimento O Sul é o Meu País, com o intuito de estar cada vez mais fortalecido em suas bases, vem através da nova Direção Nacional, trazendo uma proposta de diversas ações internas e externas. Um conjunto de proposituras está sendo desenvolvido, para uma atuação forte e massiva, tanto a nível municipal, quanto estadual e nacional. No mês de Março foi lançada a Gincana Sulista que se estende até dezembro. O objetivo da mesma é o fortalecimento dos municípios e a interação entre os membros sulistas, além de preparação de lideranças para tomarem a frente na representação e organização de ações maiores que estão por vir.
Nesta primeira etapa, gostaríamos de destacar quatro municípios, entre os diversos que participaram. Inicialmente o Município de Protásio Alves (RS) que ilustrou uma curiosidade interessante sobre o cemitério local, que fica próximo ao centro da cidade. Por volta de 1890, os túmulos eram posicionados de maneira “contrária”, pois o terreno era inclinado e desta forma os pés ficavam acima da cabeça. Na época, as pessoas diziam que as almas não podiam descansar em paz. À noite, ouviam-se gritos e gemidos assustando a população local. Por este motivo, a um tempo atrás, foi realizado um mutirão para quebrar todos os túmulos e desenterrar os corpos para posicioná-los de forma que a cabeça ficasse acima dos pés. Finalmente, as almas puderam descansar em paz!
O segundo município destaque foi Itajaí (SC), como a foto mais bonita, no local onde foi fundada a cidade em 31 de março de 1824, sob a égide do tenente-coronel Agostinho Alves Ramos. O marco assinala a criação do Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí.
O terceiro município destaque foi Joinville (SC), que contou a história de Fritz um simpático jacaré (avistado por alguns e dito ser lenda por outros) que carinhosamente ganhou o apoio popular para se transformar no mascote oficial do município. Fritz teria vivido em meio a poluição do rio local, e hoje seus descendentes ainda existem por lá, zelando pela preservação de suas águas. A foto foi registrada na Rua Cais Conde d’Eu.
Já o quarto município a se destacar foi Cornélio Procópio (PR), que teve seu registro no mais importante símbolo da cidade, o Cristo Rei. Situado na Praça Alto do Cristo Rei. O monumento é obra do artista plástico Arlindo de Carli em 1958. Com 9 metros de altura e pesando cerca de 3 toneladas, é uma das maiores esculturas em bronze da América Latina.



