
Celso Deucher*
Neste domingo, dia 9 de outubro, a Rede Record nacional passou em seu programa dominical noturno, Domingo Espetacular, uma reportagem sobre o Movimento O Sul é o Meu País e o Plebisul realizado no último sábado dia 1º. A matéria ficou profissional e representativa. Colocou ambos os lados da questão. Poderíamos reclamar que foi bem brasileira no fechamento, terminando com alguém dizendo ser contra a proposta, para que o telespectador guarde a palavra final. Mas, vamos lá, sempre vai haver o outro lado e isso faz parte da democracia.
O que quero avaliar neste texto é a aparição de dois papagaios da Rede Globo no momento exato da gravação da matéria em Florianópolis. Trata-se de uma claque de bocas alugadas por partidécos que roubam e mamam na União e não querem de forma alguma perder a teta. A aparição, do nada, daqueles dois cidadãos na matéria, especialmente naquele momento da gravação foi muito bem arquitetada e bem sabemos disto. Alguém duvida que estes dois seres estavam ali a mando e pagos por alguém? “Rolou grana boa na parada”, diria nosso manézinho da Ilha.
As acusações dos dois chamando o Movimento de racista, fascista, nazista mostra o DNA de onde saiu essa dupla e escancara quem são os mandantes deste crime e por isso, nossos inimigos. Bem sabemos que os partidécos que alugaram aqueles dois são parte dos defensores de ditaduras, intolerantes que não aceitam debater democraticamente tema algum que não lhes convenha. Afinal é no caos que eles são dão bem. Por isso eles vem com acusações sem fundamento, sem provas, sem a mínima base de discussão.
Minha sugestão é que nossos compatriotas de Florianópolis processem estes dois papagaios e os façam pagar pelo seu crime de intolerância política. Afinal, de bolsos cheios eles devem estar, pois o papel para que foram pagos eles desempenharam muito bem. O fato é que temos que reagir a estes ataques e fazer estes verdadeiros fascistas aprender o significado da palavra democracia. Se algum dia estes bandidos quiserem discutir alguma coisa séria conosco que venham como seres humanos e não como animais adestrados pela fábrica de fazer imbecis brasileira. Quanto aos partidécos que pagaram o almoço daqueles dois coitados, penso que a população de Florianópolis já deu o que eles merecem. Foram mandados para o esgoto, de onde nunca deveriam ter saído.
Aproveito para cientificar os compatriotas que esta semana registramos um Boletim de Ocorrência e fizemos um pedido de investigação criminal contra um outro cidadão da mesma laia destes de Floripa, que pintou numa bandeira do Movimento O Sul é o Meu País uma suástica e plantou providencialmente num canteiro de uma cidade do norte catarinense. Devemos ir até as ultimas consequências para pegar estes intolerantes e faze-los pagar pelos seus crimes. Chega de sermos taxados do que não somos e ficarmos calados. Hora de reagir contra estes fascistas mad in brazil.
*O autor é Secretário Geral do Gesul.
38 Comments
Muita coincidência esses dois aparecer de repente. Temos que encontra-los e processa-los
Concordo em gênero, número e grau. Não podemos aceitar gente inventando coisa e difamando-nos e ouvir calados, se ainda há um pingo de justiça nesse berço de corrupção chamado Brasil, vamos utilizá-la.
Em um país onde roubar é fácil e ficar sem punição é garantido! Está na hora de dividir o país. para que posamos ter mais controle e Educação. . . . .
A peleia vai ser dificil mas nao vamos desistir. Força ai companheiros. Os mamadores das tetas dos governos estão contra nós com medos de perderem suas gordas mamadas.
Se a grande midia nos caluniar, vamos boicotá-la e não lhe daremos mais audiência.
Se o politicos e governantes nos perseguirem, nao votaremos mais neles. Votaremos apenas contra eles ou anularemos os votos.
Se alguém nos caluniar publicamente, metam processos neles.
Muito bem. Também acho que o movimento não deve se fazer de cego. Deixando escreverem o q querem paea denegrir e confundir as pessoas que ainda não conhece a causa e se quer entraram no site para se ibformar. O deparramento jurídico precisa ficar atento a isto. Não podemos ficar marcados como nazistas ou preconceituosos com nordestinos ou qualquer outra coisa parecida. Somos um povo acolhedor e adoramos a missiginação.
tudo que eu vê esta reportagem na tv record são vocês do movimento que querem a separação do BRASIL
falando que pagam as contas do nordeste vocês tem provas disso tem documentos disso que são vocês
que pagam as contas do nordeste ?
aonde vocês nasceram mesmo ?
qual foi o pais ?
vocês que querem a separação dos estados sul podem ficar cientes que isso nunca vai acontecer !
Sr. Carlos Registro Geral, Por que você não quer a separação do Sul? Estás com medo de que? Não conseguiria sobreviver sem nossa ajuda? Você diria a mesma coisa em relação ao GESNI?
Sim. Tomar medidas cabiveis e no bom uso da palavra.
Parabens compatriotas !!! O Sul é o nosso País !!! Somos aguerridos e unidos, e assim provaremos nosso valor e nossa vontade de sermos Livres, Prósperos e Felizes !!!
O Brasil um dia rasgou a constituição portuguesa para ser independente. O Sul ou qualquer região do país tem esse mesmo direito, Agora o Brasil vai ter que engolir do mesmo veneno que usou para se livrar de Portugal.
Devemos processar este pessoal é depois mostrar publicamente o resultado deste processo.
É isso aí Celso! Tens todo o apoio pela reação, afinal, o Sul é o Meu País e você me representa!
com certeza! o importante é o respeito ao povo do Sul a nossa luta e contra o centralismo de brasília ,nossos impostos recolhidos, e não devolvidos.
isso ai nao devemos ficar calad0s
Posso entender algumas das motivações do movimento “O Sul é meu País”. Apenas lamento que ninguém tenha atentado ao fato de que esse mantra utópico de que as discrepâncias sociais das diferentes regiões brasileiras serão simplesmente “ajustadas” pela distribuição do dinheiro dos estados mais produtivos entre os mais pobres é apenas uma interpretação perversa da ideologia de luta de classes, promovida pela militância socialista de esquerda nas universidades e nos meios pretensamente cultos; diga-se de passagem, essa ideologia germinou justamente nas regiões mais prósperas como São Paulo, Rio e região Sul, sendo o Rio Grande do Sul ainda hoje sede do famigerado Fórum Social Mundial – o maior evento já organizado pela esquerda para promoção da sabotagem no mundo. Portanto, o que mais chama a minha atenção é o fato do tema do socialismo e sua política de ineficiência e divisão das pessoas em grupos rivais estar fora de questão passando incólume nesses debates onde se misturam temas como economia, história, migração, racismo, ódio, preconceito, etc. Até certo ponto, penso ser justa a indignação dos nossos irmãos sulistas, no entanto, infelizmente, movimentos separatistas atraem muitas pessoas celeradas e despreparadas para debater, principalmente fatos históricos. Outro fato é que o Brasil como um todo e em sua expansão abriu suas portas e acolheu generosamente muitos migrantes e seus filhos (brancos, asiáticos, entre outros povos que padeciam fome, perseguição e miséria em suas regiões de origem) – exceto os negros escravos e muitos judeus que foram forçados a migrar. Assim, qualquer iniciativa visando o separatismo por parte desses migrantes ou seus filhos certamente vai gerar desconforto, desconfiança e soar como traição, já que a gratidão e colaboração natural entre os povos formadores do Brasil deveria ser o sentimento base para nos unir e nos fortalecer. Reconheço que, apesar da violência promovida pelo banditismo e afrouxamento das leis, nossa gente tem vocação pacifica e generosa como um todo e também se beneficiou muito dessas migrações já que os migrantes trouxeram também suas bagagens culturais e compartilharam generosamente suas experiências de sociedades mais avançadas conosco e por isso creio que todos nós somos realmente gratos.
O SUL É O MEU PAÍS.
Antes de uma retaliação (necessária!), penso que devemos checar os pronunciamentos dos companheiros, pois li alguns, cheios do ufanismo próprio da pouca idade que me preocuparam e em relação aos quias me pronunciei; um dizia ‘ou gaúcho ou contra o gaúcho’, outro referia alguma coisa como ‘o sul contra o resto do país’. Não sei mais por onde andam os textos, mas foram postados e me chamaram a atenção.
Depois de conferida a existência ou não de textos como estes, aí sim, penso que devemos retaliar, mostrando o que somos, quem somos e que estamos por aqui para ficar, que queemos a secessão, mas absolutamente dentro da lei, inclusive com a descriminalização constitucional.
Consordo que quem cala consente.
Sempre me coloquei contra a intervenção abusiva do estado nas decisões e na vida dos cidadãos – a promoção de politicas publicas é muitas vezes utilizada como embuste para justificar o aumento do poder da classe política contra a sociedade civil, que fica cada vez mais privada dos meios de ação para reagir.. Acredito que o federalismo, da maneira como está construído, é muito prejudicial as potencialidades e vocações das diferentes regiões do Brasil. Além disso, a justiça deveria ser descentralizada, de modo que cada estado teria autonomia para decidir o ordenamento jurídico que melhor se adapte a sua realidade.
Também sei que o dinheiro de quem trabalha deve estar mesmo no bolso de quem está trabalhando e não em cofres públicos.
Se somos assim tão preconceituosos e radicais, qual a razão de alguém ser contra nosso desligamento? Seria o mais viável se separar de pessoas tão horríveis como todos nós do sul, afinal, quem quer ter um vizinho nazista, fascista e racista?
Esses retardados foram pago por políticos que não querem a democracia no nosso país semos democrático fizemos o que queremos fazer sou a favor do Sul é meu país
Quem são estes dois papagaios da rede globo?
Assisti a matéria do Domingo Espetacular e como citado no início do artigo, foi realmente profissional, embora tenha se valido somente de declarações. Por isso achei um pouco de exagero pichar os dois indivíduos que se expressaram tão equivocadamente a respeito do que acham eles ser a motivação do movimento. Que prova há de que estas pessoas foram compradas? Se a matéria tinha por objetivo desvirtuar as intenções do movimento de modo a colocar os demais brasileiros contra os sulistas, por que foi tão equilibrada? E o que tem a TV Globo com isso?
Não acredito que atacar a mídia, quer por ser injusta ou simplesmente contra o movimento, resulte em boa publicidade ao movimento. O mais correto seria desmentir sem atacar, sem qualificar esses ou aqueles. Portanto, sou da opinião de que artigos opinativos não deveriam ser postados em sites e blogs oficiais do movimento. Se for para fazer esse ripo de abordagem, penso que deveriam utilizar canais particulares.
Por isso sugiro o seguinte à coordenação e direção do movimento: por que não criar uma série de vídeos institucionais de bom gosto deixando claro que o movimento não é xenófobo, não é nazista e nem fascista… e tantos outros “não é…”? Por que neste 15 de outubro, na Assembleia Geral em Lages, o movimento não aprova a criação de um centro produtor e distribuidor de mídia audiovisual permanente, para esclarecer os sulistas e demais brasileiros sobre as reivindicações e posições do movimento? Não é necessário algo grandioso ou caro, basta profissionalismo, competência, originalidade e criatividade. O vídeo para o convite do 24º Congresso Nacional realizado em setembro em Joinville – postado no canal Sullivre – é um começo excelente a ser continuado.
Abraços!
Isso meu caro amigo! Tens meus mais sinceros apoios!
Não sou do sul, já o disse em outro comentário dum outro poste. Reafirmo que o movimento é valido e justo! Mesmo sendo contra, pois em minha simplória opiniao o maior dos nossos problemas é a corrupção, acredito com fé nos beneficios que isto nos trará! Porém, ainda que o movimento apregoe a paz e a temperança, o radicalismo se faz presente aqui e tenho absoluta convicção que isto não é frutífero.
Frases radicais e palavras extremistas só corrompem a ideologia. Lembro de acreditar a primeira vez que vi movimento, em algo bom e progressivo, todavia me entristeci e receei sobre um outro estado radicalista no mundo, mesmo ainda tendo a perseverança que não!
A certeza de tramas sorrateiras e alusões sem justificativas, soam como gritos esquizofrenicos. Acredito no movimento, na determinação de vocês meus caros irmãos sulistas, mas é necessário, ante tudo, a coerência e meticulosidade com o que prega, com o que quer; e o que é. Pregar a pacifidade e, depois eu, curioso, ver um texto aprofundado na impaciência e impulsividade, põe a pulga atrás da orelha sim e glorifica o infeliz que gritava sem realmente entender o que acontecia, (ou não, não sabemos, se dissermos isso estaremos como eles talvez, acusando torrencialmente sem informações cruciais.)
Lembro a vocês que é apenas um comentário sobre o meu ver, de fora, sobre o movimento; as vezes parece demais.
Mostre-nos imparcialidade, coerência e longanimidade que o movimento estará trilhando um caminho retilíneo, sem dobras ou erros. Pois as pessoas reconhecem a bondade e a autoconfiança e admiram-na e a apoiam. ( Gandhi, Jesus, Martin Luther king, Não são eles admirados?)
Desde já, abraço a todos vocês meus irmãos tupiniquins e sorte ao movimento.
O SUL é vosso país!
Boa noite, Acho que está na hora de fazer esses caras que falam o que querem, processol neles!!!!!
Olá, assisti a matéria na Record, achei muito boa, acho que atingiu o objetivo e todos, (mas todos mesmo) aqueles que lutam por esta ideia PARABÉNS e um forte ABRAÇO. E aqueles dois PALHAÇOS ( sim pra mim são uns grandes PALHAÇOS ) esses se quer jamais leram uma palavra sobre o Movimento.
se nao conseguirmos por bem PEGAREMOS EM ARMAS TODAS AS NAÇOES QUE SE TORNARAM GRANDES SO CONSEGUIRAM DEPOIS DE SE REVOLTAR CONTRA OS PODEROSOS.CORRUPTOS COMO AQUI NO BRASIL.
Se a Constituição do Brasil fosse um documento sério, para ser obedecido por todos os cidadão, inclusive os que nos representam no Senado, no Congresso, no Judiciário e no executivo. O artigo sétimo do capitulo dos Direitos do Cidadão, como consta na Constituição do BRasil, TAMBPEM SERIA CUMPRIDO. MAS NENHUM GOVERNO DE QUALQUER PARTIDO, DE QUALQUER IDEOLOGIA, JAMAIS SEQUER LEU TAL CAPÍTULO…. SE O TIVESSEM LIDO TERÍAMOS O SEGUINTE:
Em agosto, o salário mínimo ideal para sustentar uma família de quatro pessoas, DEFININAS NAQUELE CAPÍTULO DA CONSTITUIÇÃO, deveria ser de R$ 3.991,40. O valor é 4,54 vezes o salário em vigor, de R$ 880. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e foi divulgada nesta sexta-feira (9).
O departamento divulga mensalmente uma estimativa de quanto deveria ser o salário mínimo para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.
Esse valor é calculado com base na cesta básica mais cara entre as 27 capitais. Em agosto, o maior valor foi registrado em São Paulo (R$ 475,11).
A diferença entre o salário mínimo real e o necessário, DEFINIDO NAQUELE CAPÍTULO DA CONSTITUIÇÃO, ficou praticamente estável de julho para agosto. No mês anterior, o ideal era que ele fosse de R$ 3.992,75 (4,54 vezes o salário mínimo). MAS MEUS CAROS TROUXAS BRASILEIROS, A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL É UMA FALÁCIA SÓ SERVE FERRAR COM O TRABALHADOR DO BRASIL. E TEM SIDO RASGADA PELOS NOSSOS REPRESENTANTES NO GONGRESSO, NO SENADO, NO EXECUTIVO, E ATÉ , PASMEM, NO JUDICIÁRIO……
MAS VOCÊ TEM QUE ACREDITAR QUE VIVEMOS UMA DEMOCRACIA ……… Aliás tal capítulo desta constituição é idêntico no Brasil, Na Alemanha e nos Estados unidos. de onde os nossos deputados constituintes copiaram o texto, pois não foram capaz de redigir um original. Só que naqueles países a Constituição é respeitada pelos governantes.
Força pessoal não podemos disistir…Vamos com força…
Por mais que possa um argumento antigo, não deixa de ser verdade que a região Sul sustenta boa parte do Brasil, sempre considerei o Sul meu país.Devemos lutar por nossos ideais!!!O Sul é meu país!!!!!
Catarinense, acompanho com simpatia o movimento “O SUL É O MEU PAÍS”, porém causa-me espécie a insistência em afirmarem que o movimento não discrimina ninguém, sendo que não conseguí divisar um preto sequer entre aquele grande grupo de membros no cabeçário deste artigo.
Mário, a foto foi tirada em Joinville. A população negra na cidade é pequena, mas eles são muito bem vindos.
Mas na foto tem pessoal de várias origens, europeus, índios, caboclos. Tem até um paulista e uma cearense.
Caro lider, penso que a estratégia de vocês para conseguir seus objetivos está equivocada, primeiro deveriam fazer aquilo que a Constituição Federal permite, incorporar os três estados entre si, assim se fortalecia a identidade comum e seria um estado mais forte politicamente.
buenas… como já citado por outras pessoas, considero importante a veiculação de vídeos elucidativos sobre o movimento…. a grande maioria considera que somos apenas preconceituosos e racistas…simplificando por baixo os ideais.
outros tantos, vêem o movimento como algo misturado com questões relacionadas com os escandalos de corrupção, etc.
Cito Alguns trechos retirados do livro As Vantagens do Pessimismo, de Roger Scruton, página 208, Editora Quetzal.
” (…). O sentimento cívico marginaliza as lealdades de família, tribo e fé e coloca perante a mente dos cidadãos, como foco de sentimento patriótico, não uma pessoa ou um grupo, mas um local. Esse local é a cidade e o seu território, definido pela História, pela cultura e pela lei que o tornou nosso. A lealdade territorial é composta pela terra, juntamente com a narrativa da sua posse. Assim era a lealdade do cidadão grego à polis; e assim tem sido a lealdade dos europeus à terra natal..”
continua. “É essa forma de lealdade territorial que tem permitido às pessoas das democracias ocidentais existir lado a lado, respeitando os diretos uns dos outros enquanto cidadãos, a despeito de diferenças radicais de fé e sem quaisquer vínculos de família, parentesco ou costume local de longo prazo a sustentar a solidariedade entre elas. Está é a base da sociedade de estranhos que vivem em paz uns com os outros e gerem as suas diferenças através de modos de consentimento. Não há possibilidade de a Humanidade imperfeita conseguir encontrar um melhor arranjo global O arranjo pode, sem dúvida, ser melhorado, tal como pode deteriorar-se; mas as alternativas radicais acabarão invariavelmente por destruir a base do [nós], pondo no seu lugar um [eu] tirânico.”
Pergunto será que não devamos reparar essa separação?
RS tá numa merda falido!
Acho que é bom rever.
ola meus amigos eu quero que entemdão que o movimento não é movimento racial e separação de povo tudo que queremos é separar a administração do pais nós só queremos independência financeira não somos contra nenhum outro estado ou contra seus povos nos somos muito acolhedores e de bom coração mas estamos cansado de mendigar por segurança e estradas e moradia e impostos fora do comum. enquanto la na administração central rubão de bastante andan de avião e moraram em mansões e triplex as custas dos estados brasileiros olha na verdade todos os estados devem ser independentes parecido com os EUA das Américas. olha só quanto dinheiro já foi apreendido ilegalmente com bandidos la em brasília, então se não querem separar os estados que cobrem menos emposto tipo Asim 97% fica nos estado e 3% intão va pa brasília olha só quanto foi saqueado da Petrobras e depois a conta sobra pra o povo barbaridade tche. quero que saibão que eu adoro todas as pessoas respeito as suas culturas gosto de negros e brancos gosto de todos os povos mas só não concordo com a ma administração do pais. abraço a todos brasileiros aitianos e povos emigrantes.
Uau….só porque são repórteres,nao significa que possam estar acusando as pessoas dessa forma,como se trocassem de roupa.Mas….compreensível por um lado…..se os governantes do Brasil não fazem ideia do que são leis,regras,respeito ao proximo,valores morais….e estão aí dando tantos exemplos errados…..O que poderíamos esperar desses senhores que fizeram esse comentário(reportagem) infeliz,??? ….não poderia ser de outra forma….
Quando se critica algo ou alguém sem conhecer ,sem participar,sem fazer parte do dia a dia ,estará apenas fazendo conjecturas e mostrando seu próprio caráter,sua falta de conhecimento ou seja sua total ignorância e cegueira com relação aos fatos.So tenho a lamentar com tudo isso…
Como se diz ?…tudo que vem fácil ,vai fácil..???…
Então que seja difícil,por que quando vier será pra ficar!!!!!!!Chega de Brasília…o Sul e meu País..!!!!!!
Somente aos Sulistas compete a decisão de formarmos um novo País e o resultado foi bem claro, somos Unidos e alcançaremos nosso objetivo de sermos Livres, Prósperos e Felizes. Não somos contra os demais povos desse brasilzão, mas buscamos nossa Independência pois nem mais 500 anos conserta tudo isso e chega de sermos colonia de brasilia !!!
Comments are closed.