Live comemora 30 anos de fundação do Movimento O Sul é o Meu País

Neste sábado, dia 9 de abril, o Movimento O Sul é o Meu País comemora exatos 30 anos de fundação. Para comemorar esta data, por iniciativa e organização da Comissão Estadual do Movimento no Rio Grande do Sul, a comissão nacional promove no canal oficial da entidade no Youtube (www.youtube.com/c/Sullivre) e na fanpage oficial no facebook (www.facebook.com/sullivre.oficial) uma Live com os coordenadores no Rio Grande, Nãna Freitas, Vivi Jacobini, Marcelo Fabiano Lara Cardoso e ainda o presidente nacional do Movimento Emilio Glienke e um dos fundadores do Movimento, Celso Deucher.

A live inicia às 20 horas e terá os canais abertos a participação de todos os Sulistas neste dia comemorativo. No evento também serão anunciadas diversas novidades sobre os próximos passos da causa Sulista.

HISTÓRIA

O Movimento O Sul é o Meu País foi fundado na cidade de Laguna/SC, terra de nascimento da heroína Sulista Anita Garibaldi no dia 9 de abril de 1992. Neste dia reuniram-se informalmente um grupo de 10 compatriotas Sulistas liderados por um dos maiores ativistas do separatismo do Sul, o advogado e historiador Adilcio Cadorin. Assinaram o livro como fundadores, Paulo Roberto Lopes, Hilário Pereira, Neire M. Brum Stüpp, Ivete Scopel, José Augusto Alles, Silas Pacheco, Zenon Faísca, Carlos Alberto Izidoro e Natanael Coelho.

Juntaram-se a este grupo, em pouco mais de duas semanas, outros 30 novos integrantes e no dia 26 de abril de 1992 era eleita e empossada solenemente em Laguna a primeira Comissão do Movimento Separatista O Sul é o Meu País. O nome dado a instituição foi uma contribuição do delegado Oscar Pacheco dos Santos, que fundou e liderou por muitos anos o Movimento no estado do Paraná.

Passados 30 anos, a entidade amadureceu, cresceu e expandiu-se para todo o território Sulista. Hoje esta presente em mais de 950 municípios da região Sul do Brasil e é o Movimento desta natureza mais organizado da América Latina. Além disso é reconhecido internacionalmente pelas ações pacificas e de democráticas que promove, como os dois Plebisul que realizou em 2016 e 2017.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.