Um dia desses me perguntaram, “mas como o Sul sobreviveria sem o Brasil?”
Muito bem, obrigado.
por Anidria Rocha
*** Temos 577 mil quilômetros quadrados,
*** um clima sub tropical de dar inveja
*** uma das melhores biodiversidade do mundo,
*** (8) oito portos marítimos,
*** vários portos fluviais,
*** rios navegáveis com água em abundância e com a grande parte dos seus afluentes dentro da própria Região,
*** terra fértil para a agricultura,
*** espaço em abundância para a pecuária,
*** enormes chances de receber investimentos estrangeiros, e até mesmo negociar com o restante do Brasil,
*** sem contar com um povo trabalhador, guerreiro e amante da liberdade.
TEMOS TUDO PARA DAR CERTO, BASTA QUE VOCÊ ACREDITE!
Sites: www.sullivre.org | www.fb.com/FLNBR | www.plebisul.org (02/10/2016)
#OSuléoMeuPaís

24 Comments
Seria concretização de um sonho da maioria dos habitantes destes 3 estados , alem de uma nova forma de administração politica financeira .
1. O que iria acontecer com os órgãos públicos que estão aqui no Sul?
2. Como ficaria nossa moeda e dinheiro presente, já que estaríamos nos separando do Brasil?
3. O que aconteceria com pessoas que no momento, usufruem de programas do governo, como o MEI (Micro Empreendedor Individual) por exemplo, ou qualquer outro programa?
Grato!
Matheus, a maioria das suas perguntas não temos como lhe dar uma afirmação, pois o movimento não tem objetivo tomar o poder e definir a legislação de nosso país. O povo deverá fazer isto. O objetivo do movimento é mostrar que independentes podemos fazer muito mais do que no Brasil, pois acreditamos em melhor gestão e na extinção do roubo que Brasília faz de nós há décadas.
Mas temos sugestões, tais como:
1. Orgãos públicos continuarão a ser necessários, mas muito provavelmente com uma gestão diferenciadas. Órgãos públicos federais deverão ser enxugados ou extinguidos; os servidores concursados manterão seu direito adquirido, sendo realocados para atender os municípios.
2. Conforme determina acordos multilaterais da ONU, nestes casos em primeiro lugar nada aconteceria, não haverá uma ruptura. O Sul manteria o Real até que comprovasse ter lastro e capacidade para ter seu próprio Banco Central e moeda. A separação entre a República Tcheca e a Eslováquia é um bom exemplo disto, só 10 anos após a separação a Eslováquia conseguiu ter sua própria moeda. Quem sabe conseguimos em menos tempo, afinal temos uma economia forte.
3. Uma das plataformas do movimento é a diminuição da carga tributária e melhor alocação dos impostos pagos. Acreditamos que incubadoras, micro e pequenas empresas devem ter incentivos para seu crescimento.
Obrigado pela resposta, Julio! Sou de Santa Catarina, e admito, tenho certa paixão pela ideia de tornar o Sul um país. Mas ao mesmo tempo, não consigo imaginar, e confesso até um pouco de medo de como seria a primeira semana, caso tivéssemos sucesso na separação do país. O que vem na mente, é caos e desordem, seja politica, financeira, ou qualquer outra coisa.
SERIA OTIMO!!!UM ESTADO A MENOS PARA MEU ESTADO “SAO PAULO” SUSTENTAR!!!EÉ SO VER A TABELA DO PIB BRASILEIRO…ESTA NA HORA DE VOCES ANDAREM COM AS PROPRIAS PERNAS NÉ MESMO?SAO PAULO E O PRIMEIRO QUE VAI SE SEPARAR..AGUAREMM!!!
Exato…o estado de SP possui quase 40% do pib brasileiro e 60% da população, está muito equilibrado essa balança né? hahaha
Com certeza São Paulo e Rio são os estados mais prejudicados. S.Paulo também tem movimento separatista, o Movimento São Paulo Independente (MSPI).
Nobre paulista, SP é muito bom no que faz, pois vende os seus produtos a todo o Brasil, e onde vcs arrecadam mais impostos pelo poder. Se SP tb se separar, perderão o grande mercado que é o Brasil. Aqui no sul compraremos de Argentina, Uruguai e Paraguai , exportaremos alimentos para todo o Brasil faminto, além disso, aos países vizinhos. O que |Vcs, deveria fazer é junto com MS, formar o melhor país do mundo. SP, MS, SC, RS, e PR. Ninguém iria segurar. KKKKKKKKKK
Claro, São Paulo agora sustenta o Sul? Por que náo é o que parece, cono já foi dito no site, dos 501 bilhões de reais que vão para união apenas 109 bilhões voltam, ai eu te pergunto, aonde que São Paulo, esta sustentando o sul? São Paulo morreria de fome sem importar, e/ou vocês acabariam com a Amazônia.
Tem nome esse suposto pais novo?
De onde vai sair o petróleo?
O gentílico que o movimento está usando é USB (União Sul Brasileira). Mas este nome ainda não é proposta para o novo país. Quando houver mais participação da população será sugerido um Plebiscito para tomar a decisão.
A bacia do Pré-Sal chega até o Paraná, então podemos produzir aqui. Mas entendemos que o mais viável importar do Brasil, Venezuela ou dos países Árabes. Opção não falta. Aliás, Argentina e Paraguai importam petróleo do Brasil, e pagam bem mais barato do que o próprio Brasil.
São Paulo já tentou se separar e foi traído por vários Estados… O único que ficou e apoiou foi o que é hoje MS… Eu também nãome sinto brasileiro, não quero e não gosto… O problema é tem algum dispositivo da constituição que possa… apoiar essas atitudes… Mudariamos o nome para Scouthland… A terra dos bandeirantes e incentivariamos o aprendizado do inglês… E liberalização total da economia…
Bom dia!Sou paulista de Santos.Tenho pais sulistas.Sou de um pensamento de que SP,PR,SC e RS deveriam SIM se unit e formar(talvez com MS) Os ESTADOS UNIDOS do SUL.Penso nisso quase todo dia…tenho um desejo enorme de ver-nos livres dessas parasitas que nos sugam.Mas se essa ideia vingar,se somente is tres do SUL separarem,EU mudo pra ai no mesmo dia….Sou favoravel SIM,apoio SIM e gostaria de ver essa semente germinar
Mario. Ja vi adesivos do “O SUL E MEU PAIS ” com o estado de São Paulo desenhado junto.
Se São Paulo aderisse o movimento do Sul o que seria ótimo na minha humilde opinião, tornaria praticamente impossível a separação sem uso da força, o resto do Brasil jamais aceitaria. Afinal, eles iriam querer perder o “coração dourado” do país?
Supondo que o sul se torne independente, como seria feito o pagamento dos ativos que são da União e estão na região?
Seria no estilo da Indenpendencia do Brasil?
Ja nasceriam com uma dívida?
Torço para que isso ocorra, mas acho improvável.
Sem dúvida este é um item de preocupação na independência. Mas aí é sentar na mesa e negociar. Não podemos nos enganar, nossa independência deverá ser “comprada”.
Mas temos a nosso benefício os seguidos roubos que Brasília têm feito à nossa região para equilibrar esta conta.
Cata, quando o sul separar do resto do brasilsilsil, mudo praí, pq spaulo está destroçada…
Somente se cada país for independente, ou é trocar seis por meia dúzia. Autonomia tributária e judicial.
É claro que o Sul sobreviveria muitíssimo bem, mas e o restante do país? E o Nordeste que é escasso de recursos e depende de boa parte das riquezas do restante do país, inclusive do Sul? Não se pode ser egoísta o suficiente e pregar por aí o “dane-se o restante do Brasil, o Sul é meu país” e se esquecer que a cultura Brasileira (que, espantem-se: também diz respeito ao Sul) é composta pela União de todos os Estados e seus costumes.
Letícia, isso que você está falando é a afirmação de que o Nordeste praticamente só suga os recursos da região sul. Já estive por lá e sei que esse povo não é exatamente muito amistoso com os sulistas (claro, não se pode generalizar)… mas esta animosidade chega a ser acentuada pela influência da turminha do PT que adora uma guerra de classes… Pois bem, se temos tantas diferenças, sejam culturais e políticas, não é nada absurdo querer uma separação.
Norte e Nordeste tem que aprender a andar com as próprias pernas. Eles vão estar com todos o retante da infraestrutura brasileira e a esmagadora maioria dos estados ainda anexados.
Se ainda assim estas regiões passarem dificuldades, isso só quer dizer que estas regiões precisam urgentemente mudar a sua política para serem autossuficientes.
Desde os anos 1990 tenho ouvido falar deste movimento, então veio o plano Real uma certa estabiidade e pareceu que o Brasil tinha deixado o pior para trás, quanta ingenuidade!
Nunca o Brasil irá deixar de ser o que é os dias de tormentas que estamos passando são uma prova disso, vivemos uma crise criada, mantida e a cada dia que passa aumentada por um sistema político fracassado, mas não sei que os políticos do Sul não são santos, nem nossas elites menos inescrupolosas, a separação sem dúvida é a única saída para um futuro viável, mas como evitar as sombras mencionadas sobre este novo amanhecer? Como garantir que não reproduziremos o mesmo sistema político e plutocrata brasileiro?
Uma pergunta: na hipótese de vingar o novo país, como ficariam os APOSENTADOS PELO INSS e DE ÓRGÃOS FEDERAIS de todas instâncias, inclusive militares? Receberiam como e de quem as suas aposentadorias? O novo País já arcaria com um “PASSIVO” enorme em suas contas, pois é CERTO que o Brasil não ficaria com a conta. Ou quem é aposentado teria continuaria morando no SUL recebendo pelo Brasil. Acho que o Brasil iria EXIGIR comprovante de endereço a todos os aposentados.
Meu sonho que nossa região sul conquiste sua independência…
Desejo aos lideres do movimento que sejam dotados de grande sabedoria para conseguir vencer as dificuldades que serão impostas, e que nossa população dos três estados se una e se junte a causa para que possamos conquistar esse sonho *-*
Estados Unidos do Sul seria um ótimo nome… só acho u.u ahahaha
Comments are closed.