Na noite do último dia 27 de junho o Movimento O Sul é o Meu País promoveu um curso de capacitação para um grupo de líderes da entidade. Com início as 19:30 horas, o curso se estendeu até as 23 horas e contou com a participação ativa de 42 líderes de diversas regiões do Sul.
O evento foi coordenado pela Direção Nacional (DN) da entidade e ministrado pelo ex-presidente do Movimento e atual secretário geral do Gesul, Celso Deucher. Dentre os assuntos tratados foram repassados aos participantes técnicas de abordagem para a descoberta e formação de novos líderes. “Neste momento não estamos em busca de quantidade de líderes e sim de qualidade de líderes para ombrear a causa nos municípios. Precisamos urgentemente descobrir e formar novos quadros de lideranças visto o crescimento da causa nos últimos meses”, enfatizou Deucher.
A presidente nacional do Movimento, Nana Freitas, ao abrir o curso enfatizou a necessidade dos participantes se tornarem multiplicadores. “Cada um de nós tem como missão receber esta formação e repassar isso para os novos líderes que estão surgindo e sendo descobertos nos municípios”, disse.
Pelo numero elevado de inscrições, surgiu à necessidade de novos cursos voltados especificamente para líderes. Nos próximos meses, segundo Nana, outros cursos neste formato vão acontecer, oportunizando a todos o aprendizado em conteúdo e técnicas de luta por um Sul Livre.