Movimento Sulista declara apoio ao Plebiscito do Povo Curdistão Iraquiano

Tal qual o SUL vai urnas no próximo dia 7 de outubro no  Plebisul 2017, o povo do Curdistão, vai exercer seu direito inalienável de autodeterminação neste dia 25 de setembro.  Estados Unidos, Reino Unido e o Conselho de Segurança já manifestaram serem contrários ao processo de independência do Curdistão iraquiano. Os vizinhos Irã e Turquia pressionam com medidas retaliatórias. O Iraque ameaça uma intervenção militar. Nada, contudo, será capaz de interromper o referendo agendado para o dia 25 de setembro sobre a independência curda no Iraque, de acordo com o líder do Governo Regional do Curdistão, Masoud Barzani. “Nos recusamos a ser subalternos”, disse Barzani em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “Foi uma surpresa acompanhar a reação da comunidade internacional. Onde está a democracia agora? Onde estão os estatutos da ONU? Onde está o respeito pela liberdade de expressão? Depois do grande sacrifício dos peshmergas e do fim do mito do Estado Islâmico, pensávamos que esse direito [de conduzir o referendo] seria respeitado”.

“Nós da região Sul do Brasil, assim como a Catalunha, o Quebéc, a Escócia, O Curdistão, os Açores, o Veneto e tantas outras nações sem estado, sabemos onde queremos chegar. Estamos na luta para que o mundo reconheça que o direito de autodeterminação não é mais um simples princípio de direito internacional, mas sim um direito irrenunciável dos povos. É preciso que a comunidade internacional saiba que sempre que o direito de autodeterminação pela via pacífica é negado, está sendo incentivado os conflitos sangrentos que tantas vidas já ceifaram mundo afora. A democracia existe para ser exercida e não para ser ludibriada com estas excrecências constitucionais que pretendem ser pétreas”, disse Celso Deucher, um dos lideres do Movimento O Sul é o Meu País, ao declarar na tarde deste domingo o apoio ao Plebiscito do Curdistão. “Assim como o Colonialismno morreu, o Neocolonialismo interno tem que ser morto e enterrado, se quisermos de fato deixar a democracia fazer o seu trabalho”, finalizou.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.