Movimentos Sulista e Açoriano se encontram e trocam experiências

Na noite de ontem, 19 horas no Sul e 22 horas nos Açores, lideres do Movimento O Sul é o Meu País e da Frente de Libertação dos Açores (FLA) se encontraram via plataforma digital e trocaram informações sobre a luta dos dois povos em busca do reconhecimento do Direito de Autodeterminação.

O diretor de relações internacionais da FLA, Antônio José de Almeida, membro da terceira geração de separatistas açorianos e vice presidente da OSNC (Organization of Nations Without States and Colonies – Organização das Nações Sem Estado e Colônias), participou do encontro que teve pelo lado Sulista a presença dos líderes Celso Deucher, Julio Zarnitz, Sandra Parma, Osvaldo Valdemar dos Anjos, Jean Zimermann e Adelar Rozin, além de cerca de 3 mil expectadores que interagiram pelas redes sociais da entidade.

Na pauta dos assuntos tratados, falou-se das similaridades entre as duas nações, como a língua e a etnia açoriana. Antônio registrou que o Sul do Brasil foi a primeira imigração de açorianos, fora dos Açores no século XVI, e que a partir dela, seus compatriotas se espalharam para outras partes do mundo. “A cultura açoriana está mais preservada ai no Sul do Brasil que aqui mesmo no Açores”, afirmou ele.

A situação dos povos e nações sem estado, os movimentos independentistas e emancipacionistas pelo mundo, também foi pauta, além da atual forma como os estados coloniais e pós coloniais tem tratado os povos que lutam por liberdade e democracia.

“Foi um encontro muito proveitoso, do qual, não apenas nós que estávamos no ar interagindo diretamente com nosso convidado aproveitamos. Durante a transmissão milhares de pessoas interagiram pelas redes sociais, tanto da parte Sulista como da parte açoriana. Ficamos felizes com esta interação e vamos continuar estreitando ainda mais nossos laços de amizade e de solidariedade entre estes dois povos irmãos”, afirmou Celso Deucher.

Ao final da transmissão Deucher anunciou para o próximo dia 28, novo Encontro de Nações. Desta vez uma interação com o Movimento independentista da Catalunha. O convidado será o líder Josep Andrei Torres, também membro da OSNC. O encontro nas plataformas digitais do Movimento O Sul é o Meu País terá início às 19 horas do Sul, 24 horas na Catalunha.

Assista todo o encontro nas páginas oficiais do Movimento em:

Facebook: www.facebook.com/sullivre.oficial

Youtube: www.youtube.com/sullivre

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.