Na noite de ontem, 19 horas no Sul e 22 horas nos Açores, lideres do Movimento O Sul é o Meu País e da Frente de Libertação dos Açores (FLA) se encontraram via plataforma digital e trocaram informações sobre a luta dos dois povos em busca do reconhecimento do Direito de Autodeterminação.
O diretor de relações internacionais da FLA, Antônio José de Almeida, membro da terceira geração de separatistas açorianos e vice presidente da OSNC (Organization of Nations Without States and Colonies – Organização das Nações Sem Estado e Colônias), participou do encontro que teve pelo lado Sulista a presença dos líderes Celso Deucher, Julio Zarnitz, Sandra Parma, Osvaldo Valdemar dos Anjos, Jean Zimermann e Adelar Rozin, além de cerca de 3 mil expectadores que interagiram pelas redes sociais da entidade.
Na pauta dos assuntos tratados, falou-se das similaridades entre as duas nações, como a língua e a etnia açoriana. Antônio registrou que o Sul do Brasil foi a primeira imigração de açorianos, fora dos Açores no século XVI, e que a partir dela, seus compatriotas se espalharam para outras partes do mundo. “A cultura açoriana está mais preservada ai no Sul do Brasil que aqui mesmo no Açores”, afirmou ele.
A situação dos povos e nações sem estado, os movimentos independentistas e emancipacionistas pelo mundo, também foi pauta, além da atual forma como os estados coloniais e pós coloniais tem tratado os povos que lutam por liberdade e democracia.
“Foi um encontro muito proveitoso, do qual, não apenas nós que estávamos no ar interagindo diretamente com nosso convidado aproveitamos. Durante a transmissão milhares de pessoas interagiram pelas redes sociais, tanto da parte Sulista como da parte açoriana. Ficamos felizes com esta interação e vamos continuar estreitando ainda mais nossos laços de amizade e de solidariedade entre estes dois povos irmãos”, afirmou Celso Deucher.
Ao final da transmissão Deucher anunciou para o próximo dia 28, novo Encontro de Nações. Desta vez uma interação com o Movimento independentista da Catalunha. O convidado será o líder Josep Andrei Torres, também membro da OSNC. O encontro nas plataformas digitais do Movimento O Sul é o Meu País terá início às 19 horas do Sul, 24 horas na Catalunha.
Assista todo o encontro nas páginas oficiais do Movimento em:
Facebook: www.facebook.com/sullivre.oficial
Youtube: www.youtube.com/sullivre