O Movimento O Sul é o Meu País vem através desta Nota, repudiar com veemência toda e qualquer ação/manifestação de grupos que idolatram e incentivam quaisquer tipos de discriminação, seja ela cultural, social, racial, política ou econômica.
Nos últimos tempos temos constatado, estarrecidos, que uma quantidade significativa de pseudos-grupos independentistas ou radicais, tem usando nossa bandeira, nossos símbolos e até nosso nome em grupos antidemocráticos nas mais diversas redes sociais, instigando a violência e demonstrando comportamento contrário ao que prega nossa Carta de Princípios e a Constituição do Brasil, a qual ainda devemos obediência. Portanto, de posse de nosso registro da marca e de nossos direitos legais, vamos processar e levar as barras da justiça todo e qualquer indivíduo ou organização que use indevidamente nossos símbolos e teses.
Esclarecemos que nossa luta pela Autodeterminação cumpre rigorosas regras amparadas na nossa Carta de Princípios, cerne desta organização desde a sua fundação em 1992, deixando claro que reivindicamos a independência deste território de forma pacífica, plebiscitária e respeitando, acima de tudo, a pluralidade do Povo Sul-Brasileiro. Somos uma Nação formada por 128 etnias que une povos de todos os continentes e que aqui neste território, resultado de profícuas interações interétnicas, construímos uma belíssima história e amalgamamos uma extraordinária cultura.
Caso tomemos conhecimento que entre nossos ativistas encontra-se alguém ligado a grupos com atividades criminosas, excluiremos sumariamente tais elementos e procederemos a imediata denúncia às autoridades constituídas. Pessoas racistas, xenofóbicas, discriminadoras, não tem lugar entre os que defendem verdadeiramente a Independência do Sul. Não é nem jamais foi este o motivo pelo qual queremos um país independente. Para nossa instituição, o respeito aos demais povos dos brasis, sempre foi e continuará sendo, uma questão de honra, pois também queremos ser respeitados por eles.
Reafirmamos por fim que o Movimento O Sul é o Meu País propaga ideais democráticos, inclusivos, pluralistas e plebiscitários. Refutamos e repudiamos qualquer ato de violência contra seres humanos, seus valores, etnias, cor da pele, pensamento político, direitos coletivos e individuais. Pessoas e organizações que não defendem estes valores não merecem nosso apreço e não tem lugar nesta entidade.
Porto Alegre, 18 de novembro de 2022.
Aline Santos dos Santos Freitas
Presidente do Movimento O Sul é o Meu País
[pdf-embedder url=”https://osuleomeupais.org/wp-content/uploads/2022/11/Nota-de-Repudio.pdf” title=”Nota de Repúdio”]