O nascimento do Estado Nacional da Catalunha sofre as dores do parto neste dia 1º de outubro. Abaixo de repressão, o bravos Catalães estão indo as urnas para votar Sim ou Não a sua independência. Seja qual for o resultado final, a vitória da autodeterminação Catalã é irreversível, graças aos esforços do draconiano Estado Espanhol que resolveu assassinar a democracia em nome da sua unidade.
O Movimento O Sul é o Meu País está acompanhando de perto todo o desenrolar dos acontecimentos e com toda sua militância, simpatizantes e lideranças, torcendo para que o melhor aconteça. Neste sentido, não podemos deixar de aplaudir o espírito democrático que envolve os cidadãos da Catalunha, que resistem pacificamente, mesmo abaixo de pesada repressão e estão indo as urnas sufragar, aquilo que é o apanagio da democracia: o voto.
Repudiamos com todas as nossas forças a atitude antidemocrática do Estado Espanhol, tão corrupto como Brasília, e que novamente, mostrou ao mundo sua face mais turva e desumana. Nenhum estado vai barrar o direto que os povos tem de decidir seu futuro. Não haverá clausula constitucional que possa manter os neocolonialismos internos em pé. Nós as Nações sem Estado, não permitiremos que a democracia seja assassinada da forma como a Espanha tem feito.
Que o Povo Catalão saiba que o Povo Sul Brasileiro está com ele e o reconhece como Povo, Nação e Estado.
VIVA A CATALUNHA LIVRE!!!
Odilon Xavier de Freitas
Presidente Comissão Nacional Movimento O Sul é o Meu País
Celso Deucher
Secretário Geral do Gesul – Grupo de Estudos Sul Livre
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, União Sul Brasileira, 1º de outubro de 2017.
12 Comments
Enrustidos na fachada da democracia, a ditadura de alguns governos centrais, mostram sua insanidade pela repressão. O mundo evolui, modifica e não há mais espaço para ladrões travestidos na legitimidade da causa própria, continuar saqueando nações que não mais lhes pertencem.
BOA TARDE, SERIA VIÁVEL CTG FORA DA REGIÃO SUL TER URNAS PARA SEUS CIDADÃO QUE ESTÃO FORA DA REGIÃO POR CAUSA DO TRABALHO. SERIA COMO CONSULADOS FORAM DO SUL, SERIA UM BRAÇO FORA DO SUL PRA COLHER OS VOTOS. VISTO QUE, O SIMPLES FATO DE ESTARMOS FORA DO SUL, NÃO QUER DIZER QUE ESTAMOS ALHEIO A TUDO ISSO. O SUL LIVRE É UM GRANDE SONHO, MOTIVO ESSE QUE TEM TER MAIOR ABRANGÊNCIAS. ,
Pois eh, seria uma boa ideia, porém, eh difícil de saber, pois observadores da UNPO estarão por aqui, então eles teriam q estar em mais lugares… E agora não da mais tempo
Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.
Espero que o sul um dia possa realizar o sonho que os catalães estão realizando hoje.
Mesmo seguindo caminhos pouco divergentes quanto a forma de agir, Catalães e Sulistas tem o mesmo objetivo; desvencilhar-se das amarras do Poder Central de seus Países, corrompidos e incompetentes, conservadores e retrógrados, corporativos e desprezíveis pelo abandono de seus povos. Temos muito a aprender com os Catalães. Sua garra e obstinação, indo {as ruas e praças, enfrentando as ameaças do Poder Central. Nós os Sulistas se desejamos, de fato, nossa secessão precisamos de uma maior participação da sociedade.
Acho que o Sul manda muitos corruptos para Brasília. Vocês no artigo falam como se não votassem em deputados federais e senadores. Estranho isso. Quanto a autodeterminação eu concordo, cada povo ou pessoas que se acham um povo, devem sim fazer o que acham melhor. Quem sabe com a separação do Sul outras regiões façam o mesmo e todos saiam ganhando. Pelo artigo que fala sobre a viabilidade econômica do Sul percebi que todas as regiões podem fazer o mesmo sem muitos problemas. Talvez o Norte tenha mais dificuldades devido a imensidão amazônica, mas que se resolveria com o tempo. Acho que o ideal seria manter o Brasil, mas que cada região tivesse autonomia para criar suas leis e direcionar seu desenvolvimento mantendo seus recursos até que fosse possível uma desviculacao total ou manter a unidade, mas com essa autonomia administrativa e econômica igual os estados dos EUA fazem. Sou do Centro-Oeste do Brasil.
Situação invertida.
Semana passada eram contra a Catalunha, já hoje: “Vários dirigentes europeus condenaram as ações policiais em diversos colégios eleitorais na Catalunha, para impedir a celebração do referendo de independência, declarado ilegal pela Justiça espanhola”.
Número de feridos chega a 844 pessoas.
Chega de pagar a conta desse pais e so receber em troca bandido, bandidagem e gente sem educação que estão destruindo nossas cidades. Separa Ja!
A ideia da independência do sul do Brasil é ótima e certamente seria uma saída ideal para se separar de um Brasil falido.
Mas comparar a situação político e social do sul do Brasil com a da Catalunha, é um erro que não pode ser cometido. A Espanha foi constituída por unificação de vários reinos independentes, tornado-se em um país com diversos governos autônomos, sendo o reino da Catalunha um deles. Atualmente a Catalunha é considerada pela Constituição Espanhola como uma nação autônoma.
Se o Movimento Sul quer para caminhar com sua próprias pernas, tem que criar um projeto próprio extremamente forte e não se apoiar em projetos alheios que nas sua estruturas e pelas suas raízes ancestrais, nada têm a ver com este movimento.
Joma Bastos, com todo o respeito, o Movimento Sul tem projeto próprio e não está “copiando” nada de ninguém. Nosso Movimento é legítimo, muito forte e em momento algum se apoiou em projetos alheios. Lembre-se, o senhor, que as nossas Leis não são as mesmas Leis dos outros países, estamos embasados na Lei Brasileira e das Nações Unidas. Este movimento iniciou-se no ano de 1992 em Laguna, SC. O movimento tomou força por conta da situação política e econômica criada em Brasília, que colocou o povo brasileiro numa situação de extrema dificuldade, descaso, que tirou deste povo lutador a dignidade conquistada com trabalho, respeito e educação. Somos solidários com o povo brasileiro, apenas não queremos mais que Brasília nos represente.
Quando se quer formar um país novo, não existe lei para isso pois terá uma nova constituição e as leis serão criadas a partir disso, então dizer que a lei não permite separar o Brasil, isso é utopia, pois nunca haverá uma lei no mundo que permita separar uma nação, parabéns aos catalãos, esperamos ter a mesma coragem que eles.
Comments are closed.