Parlamento escocês vota a favor de referendo sobre independência

Legislativo da Escócia aprova moção para impulsionar nova consulta popular sobre independência, mas Reino Unido rejeita negociações sobre o pleito. Premiê escocesa argumenta que circunstâncias mudaram com Brexit.

20170327_escocia

O Parlamento escocês aprovou nesta terça-feira (28/03) a proposta da primeira-ministra Nicola Sturgeon de realizar um novo referendo sobre a independência do Reino Unido. O aval para a iniciativa foi dado na véspera da data prevista para o governo britânico iniciar oficialmente o Brexit, o processo de saída da União Europeia (UE).

Por 69 votos a favor e 59 contra, os parlamentares aprovaram a moção de Sturgeon para a realização de um referendo entre o final de 2018 e início de 2019, assim que as condições do Brexit forem conhecidas, mas antes de entrarem em vigor.

“As pessoas da Escócia têm o direito de escolher entre o Brexit, possivelmente um Brexit muito duro, ou se tornarem um país independente para escolher nosso próprio curso”, disse a premiê aos parlamentares.

No referendo em que foi aprovada a saída do Reino Unido do bloco europeu, realizado em junho do ano passado, 62% dos escoceses votaram pela permanência na UE.

“Espero que o governo britânico respeite a vontade deste Parlamento e, se o fizer, iniciarei a discussão com boa-fé e vontade de achar um meio termo”, afirmou a primeira-ministra, após a votação.

Reino Unido diz não

A realização do referendo de independência depende do aval do governo britânico, que descartou nesta terça-feira, após a votação do Parlamento escocês, negociar a proposta.

“Seria injusto pedir aos escoceses para tomar uma decisão crucial sem as informações necessárias sobre nossa relação futura com a Europa ou como seria uma Escócia independente”, disse o governo britânico.

Num referendo sobre a independência em 2014, a Escócia optou por permanecer no Reino Unido. Porém, a primeira-ministra argumenta que as circunstâncias mudaram com o Brexit e afirma que os escoceses não podem ser obrigados a deixar a UE contra a sua vontade.

Uma pesquisa de opinião divulgada neste mês pelo ScotCen apontou que 46% dos escoceses são a favor da independência. Este é o maior nível já registrado na avaliação anual sobre o tema, realizada desde 1999.

Fonte: Agência Reuters

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.