O ápice do XXVIII° Congresso Nacional aconteceu na tarde do sábado, dia 12, quando a Comissão anfitriã de Sapucaia do Sul juntamente à Coordenadoria Estadual do Rio Grande do Sul fizeram uma emocionante homenagem ao ex-presidente do Movimento O Sul é o Meu País, Odilon Xavier de Freitas (In memoriam).
Seu Odilon, como era carinhosamente chamado por todos compatriotas, foi um grande Sulista. Passou a integrar o Movimento em 2013 quando participou do XXI° Congresso Nacional em Brusque e foi eleito presidente no Congresso seguinte, em 2014, em Passo Fundo.
Durante sua gestão aconteceram dois grandes eventos que alavancaram a causa Sulista e a levaram para conhecimento do Brasil e do mundo: os Plebisul 2016 e 2017.
Além disso, seu Odilon foi idealizador e criador do Prêmio Anita Garibaldi que passaria a ser entregue a Sulistas de destaque no XXVIII° Congresso, em Sapucaia do Sul. Porém, devido ao momento pandêmico o Congresso foi adiado e o troféu ficou guardado sob os cuidados da Comissão que realizaria o evento.
Mas, como algumas coisas da vida não têm explicação, seu Odilon fez sua passagem para o além no dia 25/5/2020, sem concluir seu projeto da entrega do Troféu.
E como não poderia deixar de ser, a comissão organizadora decidiu manter o Prêmio Anita e o tão idealizado troféu foi entregue à sua esposa Rose Machado Freitas e à sua filha Eva Tainá Machado de Freitas em um momento de grande emoção e reconhecimento ao extraordinário homem, Sulista, ativista e amigo.