O que era de se esperar aconteceu… O post do deputado federal Valdir Collato comparando os recursos gerados em Santa Catarina e os gerados no Maranhão e os devidos recebimentos de cada um, gerou de imediato a reação de entidades daquele estado nordestino. Num deles, a OAB/MA lançou Nota Oficial onde repudia a atitude do deputado (veja a nota aqui: http://www.oabma.org.br/oab-ma-agora/noticia/oabma-repudia-declaracoes-do-deputado-valdir-collato-sobre-o-maranhao-26-08-2015)
O que o deputado fez foi divulgar dados oficiais entre os dois estados e mostrar o quanto Santa Catarina é discriminada na repartição do bolo tributário. Como se esperava, a reação veio no Congresso nacional hoje onde deputados cobraram de Collato uma posição sobre o Post. Agora a noite, para reafirmar sua convicção, o deputado publicou em sua fanpage no facebook (https://www.facebook.com/deputadovaldircolatto) mais números, desta vez de todos os estados da federação, mostrando que nada tem contra o estado do Maranhão, mas que não aceita a “roubalheira” imposta pela união com o Sul. Nos dois posts, ao lado dos números aparecem banners do Movimento O Sul é o Meu País, que certamente foi o que mais gerou a “indignação” dos dirigentes da OAB, a ponto de ameaçarem o deputado de cadeia no melhor estilo nazifascista.
O deputado precisa do apoio dos compatriotas Sulistas. Temos que dar um basta em Brasília e isso começa por apoiando aqueles que como o deputado Collato, tem coragem de denunciar os desmandos e a roubalheira perpetrada pelo poder central contra o Povo Sulista. Visite a página do deputado e dê a sua opinião.
4 Comments
deputado esta certo parabens pela coragem pessoas assim representao o progresso do estado ,mas tambem do brasil ,estamos orgulhosos de vc,os estados teriam que ser mais independendes recursos gerados aqui ou la teriao que ser destinados igualmentes e se formos ou separaarmos teriamos mais vida de qualidade aos nosso filhos e netos
É realmente uma atitude que falta a muitos políticos e portanto merece meus parabéns.
Porém gostaria de deixar aqui minha opinião sobre a questão do “PACTO FEDERATIVO”. Não temos que lutar e defender um NOVO pacto, e sim lutarmos pela separação do sul, movimento este que me motivou de participar.
Mais um “ACORDO” com Brasília? não, não mesmo…. Caro deputado, nos ajude no que for preciso para sermos livres.
tenho questionado muitos tradicionalistas aqui no Rio Grande. Meu questionamento a eles, é que porque usam Bombacha, Bota e andam a cavalo piuchados? por “MODISMO”? ou porque herdamos uma herança em defender a liberdade?
Celso, qual embasamento legal para contrapor isto: “No caso, o desrespeito ultrapassou os limites da liberdade de expressão, na medida em que tipificado no art. 11 da Lei 7.170/83 (‘Tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente. Pena: reclusão, de 4 a 12 anos’), bem assim no art. 1º da Lei 7719/89 (‘Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional’).”
Boa tarde Fabrício,
Dá uma olhada em nosso artigo “Buscar a independência não é ilegal”, ele cita estas lei e dá o parecer que, inclusive, já foi item de discussão em processo no STF.
O artigo está aqui: http://www.sullivre.org/separatismo-nao-e-crime/
Os dados do processo no STF que nos dá jurisprudência para fazer nossa manifestação está aqui: http://www.sullivre.org/ir-as-ruas-defender-o-separatismo-nao-e-ilegal/
Comments are closed.