A Comissão Municipal de Abdon Batista do Movimento O Sul é o Meu País vem promovendo ações pioneiras na região e levando a ideia separatista para população abdonense e das cidades vizinhas. Na última sexta-feira (30), o município recebeu uma palestra ministrada pelo Jornalista Celso Deucher, um dos fundadores e líderes do movimento. O encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Ensino Luiz Zanchett e contou com a participação da população local, moradores de cidades do entorno e autoridades municipais.
Na oportunidade os participantes foram apresentados à Comissão Municipal abdonense e conheceram mais sobre a história do separatismo na região Sul, os motivos da luta separatista, o Plebiscito de 2016, onde a população sulista terá a oportunidade de votar pela independência da região, e quais as propostas para o novo país.
Um importante e válido encontro, de acordo com o Palestrante Celso Deucher. “Fico muito feliz em estar pela primeira na cidade e poder difundir as ideias do Movimento para a população desta região. Parabenizo esta comissão que teve esta iniciativa pioneira e está envolvendo diversos outros municípios na causa separatista”, disse.
Um trabalho que está apenas iniciando, mas que já vem dando resultados, como relata o presidente da comissão municipal abdonense, Odilon Zanchett. “Além das ações de divulgação que estamos promovendo na cidade, procuramos envolver pessoas dos municípios vizinhos. Um exemplo disto é que hoje na palestra estão presentes pessoas interessadas em montar comissões nas cidades de Campos Novos e Campo Belo do Sul. Além disso, um encontro marcado para a criação de uma comissão em Monte Carlo foi articulado pelo grupo abdoenense”, frisou.
O prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmória, acompanhou a palestra. Segundo ele, uma ideia válida, que dentro da democracia e da legalidade merece ser difundida e apresentada para a população. “Já tinha ouvido falar sobre o movimento, mas muito superficialmente, por isso estamos aqui como cidadão para saber mais. Parabenizo a comissão de Abdon Batista pela coragem de iniciar este difícil trabalho em uma região onde o assunto até então era pouco difundido. Vejo que os sonhos, por mais que possam parecer distantes, podem ser alcançados, basta ter força de vontade e determinação”, comentou o prefeito, que falou em nome das autoridades presentes.
Sobre o Movimento:
O movimento O Sul é o Meu País é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo viabilizar a emancipação política e administrativa dos três estados do sul do Brasil em uma nação soberana, de forma pacífica e democrática.
A sede nacional do movimento é atualmente em Passo Fundo/RS, onde está situada a diretoria 2014/2015. A divulgação é feita através de comissões municipais. Ao total o movimento é representado em 1191 municípios.
Missão: viabilizar a emancipação política e administrativa dos três estados do sul, de forma pacífica e democrática.
Visão: ser reconhecido como o Movimento que possibilitou a união dos três estados em uma nação soberana.
Valores: determinação, Democracia, Transparência, Ética e Comprometimento.