Uma proposta sulista
Por Escritor Joacir Dal Sotto *
Há tempos que o movimento O Sul é o Meu País vem pressionando o Estado brasileiro, passamos por situações delicadas nos anos 90, abrimos caminhos contrários ao falso federalismo, lutamos contra políticos que buscavam colocar toda força dos recursos do povo em um poder central chamado Brasília. Os anos passaram e com forças voluntárias realizamos uma grandiosa e histórica consulta popular, sim, mais de 600 mil pessoas foram consultadas, mais de 95 % disse sim ao processo de emancipação política e administrativa do amável povo sulista.
Hoje, enfrentamos velhos problemas, muda o presidente, mas não muda o vírus chamado Brasília, através de emendas parlamentares compram votos de forma institucionalizada, o falso liberalismo busca até taxar livros, parece que o modelo inglês, de meados do século 19 (investimentos ferozes em educação), foi sufocado. No Brasil dos políticos, o povo é sufocado, os casos de corrupção são fonte de uma tremenda burocracia, de autoritarismo que retira o dinheiro dos estados e municípios, que faz o dinheiro sumir das mãos do povo. Eleições são apenas partes de um cenário de repressão, o dinheiro público não é respeitado, o sulista é tão agredido por Brasília, quanto o nordestino, o paulista, o mineiro. Os nossos aspectos culturais são engolidos pela versão do “samba” e “futebol”, na verdade somos também rodeios, somos gaúchos, somos músicas que narram toda lida do campo, sendo que na diversidade do Brasil é uma falsa unidade que tentam construir, algo que os sulistas não fazem parte.
Uma proposta sulista é valorizar uma revolução farroupilha, uma história contada sobre uma guerra sangrenta chamada de guerra do contestado, um retorno dos tributos que jamais será justo diante o atual pacto federativo, uma necessidade urgente de nossa emancipação, pois temos condições econômicas necessárias para nossa libertação, enfim, temos tantas reivindicações, que convocamos o brasileiro honesto de cada estado brasileiro para um levante político e que torna inimigo o político corrupto, o centralizador, o incompetente e autoritário Estado brasileiro, o coronelismo e império precisam ter um fim. O direito de autodeterminação dos povos está ao nosso lado, nós somos o novo tempo, o novo caminho, o novo sorriso de cada filho sulista. Venha conosco e faça da região sulista um novo País.
* Autor do livro Curvas da Verdade (2015) e do livro Operação Maçonaria ou Jesus Cristo (2019), professor de Filosofia e Mestre em Práticas Transculturais.
3 Comments
#AvanteGuerreiro
Pela nossa independência! Que venha logo e que sejamos felizes de verdade, com a união dos nossos estados sulistas.
Acredito numa emancipação sulista. Mas ela não será viável, sem uma unidade política, cultural e econômica. É para alcançarmos essa unidade, que daria voz a uma identidade cultural sulista, TEMOS QUE fomentar os conceitos básicos dessa unidade. É OBVIAMENTE NÃO PODEMOS CONTAR COM OS ATUAIS POLÍTICOS. ENTAO, O MOVIMENTO OS SUL É O MEU PAÍS, DEVERIA TOMAR PARA SI ESSA PRERROGATIVA. FOMENTANDO CULTURA, ECONOMIA E, POLÍTICA, EM CADA MUNICÍPIO DOS TRES ESTADOS SULISTAS.
ABRAÇO
Comments are closed.