A Comissão Central Organizadora (CCO) do Plebiscito Consultivo que vai acontecer dia 2 de outubro deste ano na região Sul do Brasil tem trabalhado incansavelmente para responder as principais perguntas a cerca deste evento histórico para a causa independentista Sulista. Para tanto, ao longo do tempo foi sendo construída uma Cartilha Explicativa onde os ativistas e curiosos podem pesquisar e encontrar as respostas sobre esta consulta de iniciativa popular. Fique bem informado, tire suas dúvidas, visitando esta página no site oficial do Plebiscito: www.plebisul.org/cartilha-explicativa .

8 Comments
O plebiscito sera realizado em todos os municipios da região?
Meu voto depende de algumas respostas :
1 – depois da separação, quem será dono de Itaipu?
2 – depois da separação, hospitais, escolas e outras instituições públicas federais vão funcionar de qual maneira?
3 – depois da separação, como ficarão todos os acordos comerciais atuais entre o Brasil e outros países? Não haverá nenhuma sanção contra a nova República ?
4 – somos grandes produtores agrícolas, mas nem tanto em matéria prima, vamos negociar com um Brasil revoltado essa matéria prima?
5 – todas as justificativas parecem lindas e maravilhosas. Mas até hoje não li nada técnico, nenhuma análise profunda de como os problemas serão resolvidos, ou melhor, até agora só li coisas que podem melhorar e nenhum fator negativo ou que pose ser difícil. Isso faz a credibilidade do movimento cair muito, pois prende se demais na ilusão de um país promissor porém nada concreto, nada estudado, apenas sonhos e suposições. Lembrem se, não estamos mais na idade média ou na década de 50.
Após essas respostas eu oriento e posso até colaborar no referendo.
Vai mudar a CF, para poder separar?
Bom dia Alexandre, acho pertinente todos os seus questionamentos, concordo com você, mas tenho apenas um adendo a fazer, sabes qual o valor arrecadado pela Região Sul, para a União, e qual valor desse total arrecadado volta para os hospitais, para as escolas e para a segurança da Região? creio que todas as respostas possam passar por essa análise, lógico que para isso tudo funcionar, deve-se ter uma administração toda renovada, pois nosso políticos também não são melhores que os do restante do pais. Enfim é um tema muito complexo mesmo, mas vendo tudo que ocorre hoje no pais, eu me considero a favor, mesmo sabendo que teremos um preço a pagar, mas na esperança de deixar um lugar melhor para meus filhos e netos viverem.
Caro Alexandre Vote não e não reclame do governo federal de Brasília.
VOTO SIM, COMO A MAIORIA DOS GAÚCHOS, INDEPENDENTE DOS DETALHES FRUTO DESTA INDEPENDÊNCIA, SERIA INGÊNUO IMAGINAR QUE SÓ TEREMOS BENEFÍCIOS NO PRIMEIRO MOMENTO, A INDEPENDÊNCIA TEM UM PREÇO E COM CERTEZA ESTAMOS DISPOSTOS A PAGAR, O BRASIL COMO REPÚBLICA TEVE 500 DE EVOLUÇÃO PARA MOSTRAR QUE DARIA CERTO, O FATO É QUE NÃO DEU E NÃO TEMOS A MENOR GARANTIA DE QUE DARÁ, TEMOS MATURIDADE, RAZÕES, EXPERIÊNCIA, INFRA ESTRUTURA E CULTURA DE SOBRA AO LONGO DO TEMPO PARA ERGUER UMA NAÇÃO FORTE E FAZER DAR CERTO, É UM DESAFIO BOM, NECESSÁRIO SEM ROMANTISMOS PATRIÓTICOS, EMBORA QUE DE PATRIOTISMO NÃO EXISTE ESTADO MAIS PATRIOTA DO QUE O RS
.
Eu voto a favor de um SUL indepedente, somos juntos uma nação que sustenta um BRASIL quebrado…SOU A FAVOR SOU A FAVOR SOU A FAVO.
Natalino Jose na vdd nao carregamos o país… apenas a verba vem em menor valor porque SP e RJ tem muito mais dinheiro que sul e nordeste juntos
Comments are closed.