Com uma demora tão grande para a provar a reforma da previdência, você acha que o governo e Congresso conseguirão fazer as demais reformas?
Reforma da previdência, reforma administrativa, reforma tributária, reforma do Pacto Federativo. Se fala tanto em reformas mas o Brasil continua o mesmo. Depois de 10 meses sob governo Bolsonaro o Congresso ainda sequer terminou as votações da forma da previdência.
Muitos simpatizantes do Movimento tinham esperança em mudanças, mas o mesmo cenário político no Brasil faz voltar a certeza que este país é grande demais, que o poder está demasiadamente centralizado.
O XXVII Congresso Nacional terá como objetivo discutir este cenário e definir os próximos objetivos do Movimento a fim de mostrar para a população que se tivermos um país menor e com poder descentralizado sua gestão e fiscalização serão mais eficientes do que no gigante Brasil.
Será um dos principais eventos após o Plebisul realizado em 2017, pois marcará os passos que iremos seguir nos próximos anos.

Confira a programação do XVII Congresso Nacional:
- 09:00 – Recepção/café
- 09:30 – Abertura
- 09:45 – Oficina: Desafios do presente e futuro para a independência, com o prof. Ozinil M. de Souza
- 11:00 – Palestra ‘O Pacto Federativo’ com o Dep. Federal/SC, Gilson Marques
- 12:00 – Apresentação do grupo folclórico alemão de Pomerode.
- 12:30 – Almoço
- 14:00 – Oficina: Desafios do presente e futuro para a independência, com o prof. Ozinil M. de Souza.
- 16:30 – Assembleia Geral Ordinária
- 18:30 – Encerramento
Veja como chegar: