Brasil federalista?

Brasil federalista?

Por Joacir Dal Sotto *

O sistema federativo foi criado para reunir diversidades e consequentemente respeitar diferenças. Controles recíprocos entre entes federados e poder central são essenciais para evitar a usurpação do poder político. A segurança jurídica aos entes federados é determinante para o sucesso desse sistema.
Vigora uma dualidade entre constituição estadual e total. Analisando legislação municipal, estadual e federal, acontece um entrelaçamento ligado ao campo jurídico. Aos municípios cabe participarem (não neutralidade) dos assuntos federais e autonomia para cada ente federado.
Diante circunstâncias específicas estaduais sem normatização federal, o estado teria condições para normalizar de acordo com sua realidade.
Inicialmente o Brasil federalista estava incumbido de proporcionar autonomia aos novos (reprimidas províncias) entes federados, mas os tributos que na usurpação do ouro saiu de 20 % para um valor que antedesse o império (superior aos 20 %), foi substituído pela taxa que rompia com uma simples participação para uma taxa que atendesse o preço administrativo dos gestores. Hoje, os lucros e exigências da união ultrapassam o percentual exigido em outrora para venderem uma imagem de democracia e República Federativa da Diversidade Cultural.
Nossos entes federados estão sufocados pela unidade federalista. Sulistas, nordestinos, paulistas e outros tantos grupos unem esforços para romperem com Brasília. Em nossa autonomia e segurança jurídica pautada na constituição (liberdade de expressão e autodeterminação dos povos), exigimos mudança no pacto federativo, queremos emancipação política e administrativa é por carecermos de representativa política na capital.
Estamos propondo mudanças, chamamos os povos brasileiros para um novo tempo, para união que respeite diferenças e trabalhe pela soberania econômica, cultural e local. Acreditamos que o despertar de um povo começa pela participação política.

* Escritor Joacir Dal Sotto, autor do livro Curvas da Verdade e mestrando em práticas transculturais.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.