O velho Brasil

Por Joacir Dal Sotto *

O velho Brasil

Falar do Brasil e falar dos brasileiros. Acreditei no Brasil quando desconhecia o pacto federativo. Estive ao lado de Nelson Rodrigues nas crônicas sobre futebol. Fiz parte do samba que redesenhava o passado através das composições que invadiam os corações de artistas fantasiados.

Brasil para brasileiros foi decepado. O Brasil do futebol e samba é um império vitorioso. Os brasileiros correm atrás de uma identidade cultural, enquanto o discurso da diversidade cultural é uma ameaça aos grupos que não foram classificados.

Temos uma briga entre quem diz representar o Brasil e quem carece de representação cultural, sendo que em ambos os casos parece que o oprimido quer ser o opressor. Antes do discurso de tolerância, deveriam falar no respeito pelo diferente. Respeito é saber que nem sempre corpos diferentes possuem valores semelhantes.

Refletir sobre uma independência cultural não é dividir. Dividir é tentar impor um padrão, é colocar nas mãos de uma minoria o que é do interesse de todos. Unir é ouvir diferentes ideias para atingir um ponto incomum.

Dar o poder ao povo não é manter o castelo inacessível de Brasília. Quando os povos do Brasil levantarem é o brasileiro que nasce. O Brasil atual segura velas no funeral dos Índios, dos italianos, dos alemães, dos nordestinos, dos paulistas, dos infinitos povos enraizados no tropicalismo continental.  

* Autor do livro Curvas da verdade, mestrando em práticas transculturais e membro da direção nacional do movimento O Sul é o Meu País.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

2 Comments

Comments are closed.

Notícias

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

pagar anuidade

PIX
Banco 085 / Agência 0101-5 / Conta 8537348
R$ 70,00 anual
Envie comprovante com nome do membro para
contato@osuleomeupais.org

doação

Somos um movimento sem fins lucrativos. Ajude-nos a divulgar cada vez mais nossos ideais. Você pode doar qualquer valor.